Faixa Atual

Título

Artista

Background

Temática dos refugiados domina 8.º Ei! Marionetas

Escrito por em 07/06/2022

Uma estreia mundial e duas nacionais assinalam o 8.º Encontro Internacional de Marionetas, que vai decorrer entre 1 e 7 de julho, em Gondomar, sob a temática dos refugiados, revelou a diretora Clara Ribeiro.

“Nesta edição, a temática tem a ver com os que partem e toda a programação foi pensada exatamente com essa premissa: a de podermos chamar companhias que tratam, por exemplo, a questão dos refugiados, dos que procuram uma vida melhor, aqueles que procuram a sua identidade, aqueles que partem porque optam por partir”, revelou a responsável do encontro, à margem da conferência de imprensa que decorreu no Auditório Municipal de Gondomar.

Com 46 atividades previstas para os seis dias do Ei! Marionetas, Clara Ribeiro enfatizou que o foco continua a estar nos “trabalhos desenvolvidos com a comunidade durante o ano, que depois culminam com a apresentação nos palcos”.

“Essa é, também, uma premissa desde a primeira edição (…), o contacto com a comunidade, com associações sociais, educativas e culturais do concelho que possam integrar a própria programação do evento”, acrescentou.

A edição de 2022 terá, disse, “a estreia mundial do projeto ‘O urso que não era’, que resulta de uma parceria com o Teatro de Marionetas de Mandrágora, e também duas nacionais, o ‘Casulo’, da Cia Ventoinha [Brasil/Portugal], e o ‘Noose’, dos Merlin Puppet Theatre [Alemanha/Grécia]”.

E de um projeto que quer continuar a servir “vários públicos”, Clara Ribeiro citou os destinados à primeira infância, como é “Casulo”, e para os adultos e para um público mais especializado como é o da companhia Merlin Puppet Theatre.

Além destas estarão também as companhias Cia Ortiga e La Gata Japonesa, ambas de Espanha, lê-se na informação distribuída. Novidade também, acrescentou a diretora, será “uma formação para o público especializado, marionetistas e atores, e que vai pela primeira vez decorrer em Portugal”.

A programação abrange diferentes locais do concelho, como a Casa Branca de Gramido, Auditório e Biblioteca Municipal de Gondomar. “O Ei! abarca todas as freguesias do concelho porque também o queremos abrir à comunidade (…) e desde a terceira edição que temos programação também nas freguesias”, recordou Clara Ribeiro sobre uma edição que assinala com uma exposição em lojas do comércio local os 20 anos das Marionetas Mandrágora.