Faixa Atual

Título

Artista

Background

Duas galerias portuguesas participam na feira de Basileia

Escrito por em 07/06/2022

Duas galerias portuguesas estão entre as cerca de 200, dos cinco continentes, que vão participar na Feira de Arte Contemporânea de Basileia, na Suíça, entre 16 e 19 de junho, segundo a organização do certame.

A Galeria Pedro Cera e a Cristina Guerra Contemporary Art, ambas de Lisboa, vão estar presentes nesta feira que acolherá obras de cerca de 4.000 artistas, nas suas várias secções e eventos paralelos.

Além da feira, estão previstas inaugurações de exposições na cidade e nas proximidades, uma programação de conversas com a participação de artistas e curadores, e a exibição de filmes, nomeadamente dos realizadores Apichatpong Weerasethakul e Sky Hopinka.

O mercado de arte, o ´metaverso´ e a arte computacional são alguns dos temas que estarão em destaque no certame que anualmente pretende tomar o pulso à arte contemporânea internacional.

A Galeria Pedro Cera representa, entre outros artistas, Ana Manso, Miguel Branco, Vítor Pomar, Gil Heitor Cortesão, Dora Longo Bahia, David Claerbout, Gilberto Zorio e Matt Keegan.

Por seu turno, a galeria Cristina Guerra Contemporay Art representa atualmente artistas como Ângela Ferreira, João Paulo Feliciano, João Maria Gusmão, João Pedro Vale + Nuno Alexandre Ferreira, Mariana Gomes, João Onofre, Matt Mulican e Sabine Horning, entre outros.

Além do programa geral, a feira Art Basel apresenta secções como a “Unlimited”, dedicada a projetos monumentais, que transcendem o formato habitual das obras, nomeadamente de artistas como Ignasi Aballí, Carl André ou Yael Bartana, e a “Feature”, com diálogos entre artistas do século XX e XXI.

Foi criada a secção “Statements” para projetos a solo dedicados a artistas emergentes, como Brandon Ddife, Arria Dean e Mire Lee, e “Edition”, para galerias que apresentam edições especiais e trabalhos gráficos.

“Parcours” é uma secção que acolhe projetos específicos para certos espaços da cidade, e está ainda prevista a apresentação de projetos de arte pública durante o decorrer da feira.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta