Faixa Atual

Título

Artista

Background

Homenagem à pianista Helena Sá e Costa no Porto

Escrito por em 26/05/2022

A partir de sexta-feira e até domingo, a Casa da Música (CdM), no Porto, organiza um homenagem à pianista Helena Sá e Costa (1913-2006) que, a par de uma carreira como concertista, “desenvolveu uma ação pedagógica de grande relevo”, refere a CdM em comunicado.

Na sexta-feira, às 21:00, na sala principal da CdM, a Orquestra Sinfónica do Porto, sob a direção musical de Christian Zacharias, que estará também ao piano, vai tocar a abertura “As Alegres Comadres de Windsor”, de Otto Nicolai, o Concerto para Piano, de Robert Schumann, “Valsas nobres e sentimentais”, de Maurice Ravel, e, de Johann Strauss II, a polca “Annen” e a abertura da opereta “O Morcego”.

No sábado e no domingo, das 10:00 às 18:00, realiza-se a “Maratona de Teclistas”, com alunos de instrumentos de tecla (cravo, órgão e piano) das escolas vocacionais, estando inscritos 602 músicos, “a grande maioria em representação de 63 escolas, de Bragança a Olhão”. Pertence à Academia de Música de Vilar do Paraíso, em Vila Nova de Gaia, “o maior numero de inscrições (118)”.

Os teclistas têm entre cinco e 62 anos, “sendo os 11 anos a idade mais representada, com 131 participantes”. A “maratona” de dois dias completará “35 horas, 21 minutos e 01 segundo”. Bach será “o compositor mais tocado nesta edição, tendo sido escolhido por 52 participantes, seguido de Chopin, a interpretar por 38 teclistas”.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta