Faixa Atual

Título

Artista

Background

Morreu a cantora cabo-verdiana Titina

Escrito por em 06/05/2022

A cantora cabo-verdiana Titina Rodrigues, intérprete de mornas e coladeiras, morreu hoje aos 75 anos, informou a Associação Caboverdiana de Lisboa, que manifestou “profunda tristeza” por este desaparecimento.

Albertina Alice dos Santos Rodrigues Oliveira de Almeida, nasceu no Mindelo, ilha cabo-verdiana de São Vicente, em 1947, e subiu ao palco pela primeira vez com 12 anos.

Exímia intérprete de mornas, cantou vários temas do compositor B.Leza, um dos mais célebres compositores cabo-verdianos – o dia do seu nascimento, 03 de dezembro, é o Dia Nacional da Morna, em Cabo Verde, que chegou a conhecer.

Nos anos 80 do século XX gravou um disco só com temas deste compositor: “Titina canta B.Leza”. A cantora, que morreu hoje em Setúbal, após doença prolongada, fez a primeira gravação aos 14 anos, “Estanhadinha”, de Frank Cavaquinho.

Gravou vários discos, participou em espetáculos musicais, teve participações no teatro e televisão portugueses. Em 2006 foi condecorada pelo Governo de Cabo Verde pela sua contribuição para a cultura do país.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta