Faixa Atual

Título

Artista

Background

Pintura de Santa Joana Princesa doada ao Museu de Aveiro

Escrito por em 21/04/2022

Uma pintura retratando Santa Joana Princesa vai ser doada pelo galerista Philippe Mendes ao Museu de Aveiro, cidade de que a retratada é padroeira.

“Inicialmente, o museu fez um pedido de empréstimo da peça para uma exposição e, generosamente, ele [Philippe Mendes] ofereceu-se para a doar ao Museu”, disse ao jornalista José Duarte Neves, da Lusa, fonte da entidade, adiantando que o processo de doação está em curso.

Segundo uma nota divulgada pela assessoria de imprensa de Philippe Mendes, o quadro sobre cobre é um trabalho preparatório para uma tela produzida no século XVIII, cuja autoria é atribuída ao pintor romano barroco Michelangelo Cerutti e foi descoberto e adquirido no ano passado num leilão em Azeitão, pelo lusodescendente residente em Paris.

A formalização desta oferta irá decorrer no próximo dia 29 de abril, às 18:00, na Cordoaria Nacional, em Lisboa, por ocasião da inauguração da 19.ª edição da Lisbon Art and Antiques Fair (LAAF).

Na mesma nota, o galerista lusodescendente esclareceu que esta doação pretende incentivar outros mecenas a contribuírem para que os museus portugueses revitalizem os seus acervos e que exibam obras que de outra forma não poderiam adquirir, sem esquecer a necessária promoção e preservação da história, cultura e identidade nacional.

Depois do fecho da LAAF, a pintura irá imediatamente para Aveiro para integrar a exposição comemorativa dos 500 anos da morte de Santa Joana Princesa, patente a partir de 12 de maio no Museu desta cidade.

Philippe Mendes, que é proprietário da Galeria Mendes em Paris, é um dos expositores e presenças habituais da LAAF, tendo já arrecadado vários prémios pelo seu ‘stand’.

Nesta 19.ª edição, o galerista lusodescendente vai expor, além da obra da princesa Santa Joana, outras obras, com destaque para uma maquete rara arquitetónica atribuída a Mateus Vicente de Oliveira e a sua mais recente descoberta: uma peça (baptistère) em prata produzida no Brasil no século XVIII, mas que remete para o reinado português e de que existem poucos exemplares no mundo.

A Lisbon Art and Antiques Fair, que abre ao público a 30 de abril, reúne negociantes especializados em arte e antiguidades nacionais e estrangeiros. Até ao fecho, a 08 de maio, os visitantes podem apreciar milhares de obras de arte num mesmo local.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta