Faixa Atual

Título

Artista

Background

Poesia completa de António Torrado publicada em maio

Escrito por em 19/04/2022

A poesia completa de António Torrado (1939-2021), “Das Coisas Interiores”, vai ser publicada na primeira semana de maio, disse à Lusa o escritor Jorge Reis-Sá.

A poesia de António Torrado “parte de uma lógica estruturalista para se tornar teatral”. “Uma poesia da língua que tem a vigia do texto”, disse Jorge Reis-Sá. António Torrado, autor de mais de uma centena de obras literárias, em particular para a infância, morreu no ano passado, a 11 de junho, em Lisboa.

Poeta e dramaturgo premiado, antigo professor do Ensino Secundário, Torrado esteve desde cedo ligado à pedagogia, à produção literária para os mais novos, à recuperação e reinterpretação do conto tradicional, e à promoção da leitura.

“O mercador de coisa nenhuma”, “Teatro às três pancadas”, “Donzela guerreira” e “O veado florido” são alguns dos livros escritos por António Torrado, distinguido em 1988, pelo conjunto da obra, com o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens.

Torrado recebeu esta distinção outras quatro vezes, pelos livros “Como se faz cor de laranja” (1980), “O livro das sete cores” (1984), “O mercador de coisa nenhuma” (1996) e “As estrelas – Quando os reis eram príncipes” (1998).

António Torrado nasceu em Lisboa, em 21 de novembro de 1939, formou-se em Filosofia, na Universidade de Coimbra, e dedicou-se ao ensino na década de 1960, até ser afastado por motivos políticos, durante o Estado Novo.

Escreveu para jornais, trabalhou na área editorial, nomeadamente na Plátano e na Comunicação, foi chefe do Departamento de Programas Infantis na RTP e “fundador de uma escola infantil e básica, pioneira em Portugal do Movimento da Escola Moderna”, como refere a biografia na página da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, numa alusão ao Colégio Fernão Mendes Pinto.

António Torrado, que já deu o nome a várias escolas do ensino básico, foi ainda cofundador da Associação Portuguesa de Escritores, do Instituto de Apoio à Criança e da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).

“Das Coisas Interiores”, poesia completa de António Torrado, é uma edição da Glaciar, em parceria com SPA, que, em comunicado hoje divulgado, se refere ao escritor como um antigo “membro destacado” dos seus corpos sociais.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta