Faixa Atual

Título

Artista

Background

“Fotografia sem Fronteiras” inclui 20 exposições

Escrito por em 19/04/2022

A quinta edição do encontro “Imagem & Território – Fotografia sem Fronteiras”, a realizar na Guarda, de quinta-feira a domingo, inclui a inauguração de 20 exposições de fotografia em vários locais.

Segundo o Centro de Estudos Ibéricos (CEI), entidade que promove a iniciativa, no âmbito do projeto “Transversalidades”, as exposições terão como “âncoras” o Teatro Municipal da Guarda (TMG), o Museu, o Paço da Cultura e a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL).

O programa da edição de 2022 do “Imagem & Território – Fotografia sem Fronteiras” inclui, para além das exposições, debates, mostras de fotografia, o lançamento de publicações e a realização de um roteiro fotográfico.

As exposições, que ficam patentes até final de maio, realizam-se na Galeria de Arte do TMG (“Transversalidades: Fotografia sem Fronteiras – 2021”, na Galeria Evelina Coelho – Paço da Cultura (“Fragmentos de um retrato de Portugal” – José Saramago), no espaço E#4 – Paço da Cultura (“Gramática do instante e do infinito” – José Eduardo Agualusa), no Museu (“Ruralidades” – Jorge Bacelar e “Uma longa jornada” – Alberto Prieto), no Edifício Polifónico do TMG (“Rumores do Mundo: Pessoas, Lugares, Outros Olhares – 2021”) e na BMEL (“O mais comprido Museu do Mundo – Álvaro Domingues, Duarte Belo, Valter Vinagre, Daniel Malhão, Nuno Cera, Paulo Catrica – curadoria de Pedro Campos Costa e Eduardo Costa Pinto).

As mostras também se estendem à Unidade Local de Saúde (“Sinais de um mundo em mudança” – participantes no concurso Transversalidades), ao Café Concerto do TMG (“Anverso” – Jorge Pena), ao Instituto Politécnico (“Transversalidades. Diálogos imagéticos entre Portugal e o Brasil – participantes Transversalidades), à Casa da Cultura de Famalicão da Serra (“Guarda: Património Cultural Local” – Fotoclube da Guarda), ao Centro de Recursos Partilhados de Trinta (“Ambiente e ruralidade” – Fotoclube da Guarda),  à Escola Profissional (“Paisagens e narrativas imagéticas – participantes Transversalidades), à Escola Secundária Afonso de Albuquerque (“Imagem, conhecimento e sociedade – participantes Transversalidades), à Escola Secundária da Sé (“Lusografias: Transversalidades Atlânticas – participantes Transversalidades) e aos Bombeiros Voluntários (“A Ibéria na Rota do Mundo – participantes Transversalidades).

São também contempladas com a iniciativa a Aldeia de Crianças SOS da Guarda (“Paisagens naturais e humanas – participantes Transversalidades), a CERCIG (Paisagens, Biodiversidade e Património cultural” – participantes Transversalidades), a Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca (“Uma viagem ao redor da Terra” – participantes Transversalidades), a Praça Luís de Camões (“Outros Mundos. Viagem pelo sistema solar” – Michael Benson) e a Câmara Municipal da Guarda/Ponto de Informação (“Imagem & Território: Fotografia sem Fronteiras)”.

O CEI adiantou, em comunicado, que serão realizados debates no Café Concerto do TMG, com transmissão ‘online’, sobre “Imagem & Território” (quinta-feira, 21:30), “Viagem e Imagem” (sexta-feira, 21:30) e “Fotografia sem Fronteiras” (sábado, 21:30).

O programa do evento também inclui o lançamento do catálogo “Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras 2021” e da obra “Território & Imagem. Textos de fronteira”, de Jorge Gaspar.

Haverá, ainda, no domingo, um Roteiro Fotográfico, sobre “Ambiente e Ruralidade”, entre Famalicão da Serra e a aldeia de Trinta, locais onde serão inauguradas duas exposições do Fotoclube da Guarda.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta