Faixa Atual

Título

Artista

Background

Museu Berardo exibe “Uma constelação é um convite”

Escrito por em 07/04/2022

A exposição “Uma constelação é um convite” vai acontecer no domingo, entre as 15:00 e as 19:00, no Museu Coleção Berardo, em Lisboa, a partir de uma ação do projeto “Constelações: uma coreografia de gestos mínimos”, de 2019.

Trata-se de uma “exposição-happening” que inaugura o “Curatorial Studio for Research in Museums”, dos curadores e artistas visuais Ana Rito e Hugo Barata, que assume o espaço do museu, e o formato expositivo, enquanto lugar para a inclusão histórica, cultural, política e educativa.

O objetivo, segundo o Museu Berardo, é “promover um conjunto de desarticulações conceptuais, e uma série de exercícios de natureza investigativa e laboratorial”. Este primeiro momento apresenta, e faz relacionar, quatro obras no formato videográfico de artistas: “o fluxo que encontra eco na circularidade do movimento executado pela jovem personagem na obra de Caetano Dias, o olhar ‘coreo-político’ da câmara de Justine Triet, na corporalidade de Ana Mendieta ou nas ações de João Tabarra”, indica ainda o museu.

Após vinte anos de trabalho, a dupla propõe-se desenvolver um espaço de investigação que cruza a prática artística, a prática curatorial e a educação, em parceria com diversos agentes culturais e universidades, na implementação de territórios de reflexão plurais e cruzados.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta