Faixa Atual

Título

Artista

Background

Vinte e nove fotógrafos de 11 países doam obras para leilão

Escrito por em 06/04/2022

Vinte e nove fotógrafos de 11 nações, entre os quais Portugal, reúnem-se na iniciativa “Photographers for Ukraine”, leilão online a decorrer de 18 a 24 de abril, a favor das crianças ucranianas, aberto a ofertas de todo o mundo, numa iniciativa da Incubator Photo Gallery.

Entre os autores está a escritora e artista portuguesa Luísa Costa Gomes, que doou três das suas fotografias favoritas, assim como Ana Virtuoso, Catarina Homem, Diogo Almeida, Dores Ribeiro, Eduardo Amaro, Fernando Gonçalves, Isabel Pereira, Joel Silva, Luis Dias Miguel, Nuno Simão Gonçalves, Paulo Moura, Ricardo Castro, Bárbara Ippedico, Carlota Flieg, Choi Sungdong, Chris Tuff, Dieter Wagner, Donna Bassin, Edith Gould, Emir Bozkurt, Guy Needham, Jacobien de Korte, Juan Tojo, Mat Bonner, Paula Goldman e Reimund Schmidt-de-Caluw.

Os artistas provêm de Países Baixos, Turquia, Alemanha, Reino Unido, Coreia do Sul, Brasil, Itália, EUA, Rússia, Nova Zelândia e Cuba. De acordo com a galeria ‘online’ Incubator Photo Gallery, criada durante o confinamento, e que atualmente tem em curso o projeto, o leilão decorrerá através da Cabral Moncada e o endereço será tornado público a partir das 12:00 TMG do dia 18.
As licitações começam em 150 euros. O envio será gratuito em todo o mundo.

No depoimento para o leilão, Luisa Costa Gomes cita um poema de Ilda Hopp (que traduz para inglês) e que admite ser “quase um crime”, ser “quase proibido” declarar que “estes são os tempos em que a poesia é mais necessária” para “falar de destruição e guerra”. “Quem irá escrever sobre os inocentes que ficam para trás já mortos ou loucos, com a perda de alguém logo no primeiro dia?”, interroga o poema (em tradução livre do inglês).


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta