Faixa Atual

Título

Artista

Background

“Uma imagem solidária” recolhe fundos para crianças da Ucrânia

Escrito por em 06/04/2022

As crianças ucranianas são as destinatárias da quinta edição da iniciativa “Uma imagem solidária”, a inaugurar no dia 28, na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa, que reúne imagens de fotojornalistas, fotógrafos e amantes de fotografia, anunciou hoje a organização.

“Todas as crianças merecem sorrir, e, neste momento, acho que as crianças ucranianas o merecem mais do que as outras”, frisou à jornalista Cláudia Páscoa, da Lusa, o repórter fotográfico António Cotrim, mentor e o rosto mais visível da campanha que, este ano, regressa após um hiato de dois anos devido à pandemia de covid-19.

Mário Cruz, Patrícia Melo Moreira e Homem Cardoso contam-se entre os profissionais de fotografia que já aderiram à iniciativa para a qual António Cotrim conta reunir imagens de “100 fotojornalistas, fotógrafos e amantes de fotografia”, e que conta com o alto patrocínio da Presidência da República.

Cada imagem será trocada por um donativo a partir de vinte euros, à semelhança do ocorrido nas edições anteriores de “Uma imagem solidária”. A receita da edição deste ano será doada à UNICEF Portugal que a reencaminhará para as crianças ucranianas, vítimas de um conflito para o qual não contribuíram, referiu.

“Todas as crianças merecem sorrir. Vamos ajudá-las a ser crianças” é o mote da quinta edição de “Uma imagem solidária” cujo prazo para entrega de fotos termina no domingo. As imagens devem ser enviadas para o endereço de correio eletrónico umaimagemsolidariaoficial@gmail.com.

António Cotrim frisou ainda que, apesar de ser o rosto da iniciativa, sozinho não seria ninguém, lembrando que conta com o apoio do fotojornalista Paulo Guerrinha, do fotógrafo Carlos Almeida e da jornalista Andreia Catarino, os dois últimos seus camaradas na Lusa.

“Somos todos, quem adquire, quem divulga, quem compra, todos fazemos parte desta iniciativa”, frisou a propósito, considerando que seria injusto não mencionar” a Federação das Comunicações, que lhes cede o espaço, “a Colorfoto, que volta a imprimir as imagens, a Logotexto e a Gauche Condomínios”.

Fotojornalista da Lusa, António Cotrim considerou ainda “um bom sinal” que a agência onde trabalha há décadas se associe à quinta edição da iniciativa, cujas imagens expostas exposta até ao fim de semana.

“É ver que a Lusa, além de uma agência de notícias também tem o seu lado de solidariedade, como todos os profissionais desta casa que sempre que são chamados, seja para que ação de solidariedade for, dizem sempre ‘nós estamos cá, contem com a Lusa, contem com os trabalhadores da Lusa’”, frisou, ressalvando, contudo, que a agência já se associara à edição de 2019, da iniciativa ainda que “de outra forma”.

Criada em 2017, após os violentos incêndios de Pedrógão Grande, a iniciativa #UMAIMAGEMSOLIDARIA, apoiou em edições anteriores os bombeiros de Castanheira de Pêra, a Associação Acreditar e a INOVAR Austimo, tendo entregado, no total, mais de 15 mil euros em donativos.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta