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Marlene Monteiro Freitas regressa ao Teatro D. Maria com “Bacantes”

Escrito por em 06/04/2022

A coreógrafa Marlene Monteiro Freitas vai regressar ao Taetro Nacional D. Maria II, em Lisboa, para apresentar “Bacantes, Prelúdio para uma Purga”, a 13 e 14 de abril, um olhar da criadora sobre o clássico de Eurídipes.

Cinco anos depois da estreia, a coreógrafa e bailarina regressa à Sala Garrett com o espetáculo que mergulha neste clássico do teatro, “atravessado pelo delírio e o irracional, a ferocidade e o desejo de paz, a selvajaria e a aspiração a uma vida simples”.

“Direções contraditórias, elementos que chocam, corpos íntegros que se desmembram e crenças testadas ao limite”, recorda o D. Maria II em comunicado, sobre o mundo que Marlene Monteiro Freitas percorre no espetáculo.

A peça coreográfica é um “combate de aparências e dissimulações, polarizado entre os campos de [deuses] Apolo e Dionísio”. Estreado em Lisboa, em 2017, “Bacantes, Prelúdio para uma Purga” é um espetáculo coproduzido pelo Teatro Nacional D. Maria II e por vários teatros e festivais europeus, que tem viajado internacionalmente nos últimos cinco anos.

Cofundadora da estrutura de artes performativas P.OR.K, Marlene Monteiro Freitas foi uma das artistas distiguidas, em 2021, com o Chanel Next Prize, prémio internacional dedicado à inovação no âmbito das artes e da cultura, distinção que juntou ao Leão de Prata da Bienal de Veneza, atribuído em 2018.

Nessa altura, o júri de Veneza destacou a “presença eletrizante e o poder dionisíaco” das suas produções, considerando-a “uma das mais talentosas da sua geração”, que se interessa pela “metamorfose e deformação”, que “trabalha mais com as emoções do que [com] os conceitos, e que apaga as fronteiras do que é esteticamente correto”.

O seu trabalho tem sido apresentado em vários países, além de Portugal, também nos Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Israel, Espanha, Itália e Coreia do Sul. Quando a criadora, de 39 anos, foi galardoada com o Leão de Prata, em declarações à agência Lusa, sublinhou que procura usar a transgressão para criar metamorfoses, e que dá atenção particular à emoção no seu processo criativo.

Nos seus trabalhos, a cofundadora da estrutura cultural P.O.R.K combina por vezes o drama e a comédia, num trabalho que tem sido o elogiado pela crítica internacional pela expressividade e pela criatividade. Em Cabo Verde, Marlene Monteiro Freitas cofundou o grupo de dança Compass.

Estudou dança na P.A.R.T.S., em Bruxelas, na Bélgica, na Escola Superior de Dança, e na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Trabalhou com Emmanuelle Huynn, Loïc Touzé, Tânia Carvalho, Boris Charmatz, Clara Andermatt, entre outros coreógrafos portugueses e estrangeiros.

“Marfim e carne – As estátuas também sofrem” (2014), “Paraíso-coleção privada” (2012-13), “(M)imosa” (2011), com Trajal Harell, François Chaignaud e Cecilia Bengolea, “A Seriedade do Animal” (2009-10), “Uns e Outros” (2008), “A Improbabilidade da Certeza” (2006), “Larvar” (2006) e “Primeira Impressão” (2005) são algumas das obras que criou.

A sua obra mais recente, “Mal – Embriaguez Divina”, com reflexões sobre a natureza humana, estreou-se a 18 de junho de 2020, na Culturgest, em Lisboa, cofinanciada pelo programa Europa Criativa da União Europeia, no âmbito do projeto ACT – Art, Climate, Transition.


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