Faixa Atual

Título

Artista

Background

Ilustração à Vista vai da música ao teatro em Ílhavo

Escrito por em 06/04/2022

Um conjunto de concertos e de performances ilustrados com uma forte componente visual é o que propõe a quarta edição do festival Ilustração à Vista, de 5 a 8 de maio, em Ílhavo.

A programação deste ano é marcada pela temática da água, com seis concertos especiais, dois deles inéditos, cinco performances que vão desde o teatro a um percurso encenado pelo território, três exposições, duas oficinas e uma feira do livro ilustrado.

Numa lógica interdisciplinar, o festival procura desvendar as artes visuais através da música, dança, arte urbana, exposições, teatro de rua ou oficinas. Na área da música recebe em estreia o concerto de Tiago Nacarato ilustrado ao vivo por Valerio Giovannini, a 7 maio, e no dia seguinte do cine-concerto dos Sensible Soccers que criaram uma banda sonora para o filme “Douro, Faina Fluvial” (1931), de Manoel de Oliveira.

Do programa figuram também a estreia do projeto “Miura” (06 de maio), de João Fino, o concerto “Sons de Resistência” (07 de maio), de Luís Bittencourt, o espetáculo “Textures & Lines” (07 de maio), de Drumming GP, Joana Gama, Luís Fernandes e Pedro Maia, e “As árvores não têm pernas para andar”, de Joana Gama.

Nas performances, o destaque vai para “Palaphita” (08 de maio), da Pia Projetos de Intervenção Artística, o espetáculo “Quem matou o meu pai” (08 de maio), por Teatro Nova Europa, a instalação performativa “Entre” (06 de maio), de João Pedro Fonseca, e o percurso performativo “Guarda Rios” (de 06 a 08 de maio), do coletivo West Coast.

O festival conta ainda com três exposições, uma sobre a obra de João Carlos Celestino Gomes, a “Atividário Dança”, da Pato Lógico, e “Os sonhadores de Paisagens”, de Joaquim Marques.

Nota ainda para as oficinas, com a “Terceiras Impressões – AGIL imprime Pilar Mackenna”, da AGIL, Associação Gráfica Ilhavense, e uma oficina de pintura cerâmica da Vista Alegre, bem como para a feira do livro ilustrado, na Biblioteca Municipal de Ílhavo. O festival é organizado pelo 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta