Faixa Atual

Título

Artista

Background

Francisco Barbosa lança disco com 12 Fantasias de Telemann

Escrito por em 06/04/2022

O flautista português Francisco Barbosa lançou o seu primeiro álbum a solo, com a gravação das 12 Fantasias, de Telemann, estando a apresentação do disco prevista para Braga, anunciou o músico.

“A ideia é transmitir a paixão que tenho pelo repertório barroco e, a solo, pois a gravação surge em plena pandemia, época em que nos vimos fechados e sozinhos (a solo), com tempo para refletir e crescer”, declarou o músico.

Gravado em Madrid, no ano passado, o disco – para já só disponível de forma digital – deverá ser apresentado, em formato físico, em Braga, em data a agendar. “Cada fantasia é dedicada a um monumento da cidade de Braga, a minha cidade natal, que é conhecida também como cidade do barroco”, acrescentou Francisco Barbosa.

Publicadas por volta de 1730 por Georg Philipp Telemann, as 12 Fantasias possuem uma “ampla gama expressiva e avançados requisitos técnicos, o que faz com que apenas um intérprete com sensibilidades agudas possa descobrir os efeitos rapidamente mutáveis não apenas entre movimentos, mas dentro deles”, como se pode ler numa crítica da revista Gramophone a gravações anteriores da obra.

Francisco Barbosa nasceu em Braga, em 1990, e começou os estudos musicais com José Matos, tendo ingressado no Conservatório da sua cidade-natal no ano 2000, segundo a biografia publicada no seu ‘site’. Em 2005, continuou os estudos na Academia de Música de Guimarães.

O flautista já trabalhou com várias orquestras nacionais e estrangeiras, para além de maestros como Krzysztof Penderecki, Vitor Matos, Placido Domingo, Juanjo Mena, German Caceres, Stefan Asbury, Mike Steurenthaler, Michael Zilm e Cesário Costa, entre outros. Francisco Barbosa reside em Viena desde 2008, para onde se mudou a convite de Wolfgang Schulz.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta