Faixa Atual

Título

Artista

Background

Teresa Esgaio expõe o “mar” em Lisboa

Escrito por em 04/04/2022

A artista Teresa Esgaio inaugura na quinta-feira, em Lisboa, “Cento e Oitenta Dias”, exposição na qual mostra desenhos, a grafite, carvão e pastel seco, do mar, o único elemento que retratou ao longo de seis meses.

“Durante 180 dias, a artista só desenhou mar, evocando e materializando o tempo médio de uma campanha de pesca nos mares do Atlântico Norte em que os pescadores se viam rodeados de água durante 6 meses. Neste conjunto de desenhos, mais que uma reprodução mimética da água como elemento natural, Teresa Esgaio trabalha as características transitórias deste elemento vivo e a sua relação com o conceito tempo”, lê-se no texto de apresentação da mostra.

Os desenhos expostos foram feitos com recurso a grafite, carvão e pastel seco, e Teresa Esgaio “utiliza como referência à composição dos seus desenhos imagens fotográficas captadas por si e, de forma brilhante, ‘congela’ o movimento do mar num traço absolutamente realista”. A exposição estará patente na Estação Elevatória dos Barbadinhos entre sexta-feira e 29 de junho. A inauguração está marcada para quinta-feira às 18:30.