Faixa Atual

Título

Artista

Background

“Ativa-te!” recebe premiado da Google em Setúbal

Escrito por em 18/03/2022

O luso-irlandês Fionn Ferreira, que em 2019, com apenas 18 anos, conquistou o principal prémio da Google Science Fair graças ao seu método de extração de microplásticos dos oceanos, vai dar uma palestra na próxima quarta-feira, dia 23, no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).

A partir das 10:00, Fionn Ferreira falará, em inglês, no Auditório Nobre do IPS, sobre “Plásticos, Economia Circular e Sustentabilidade”, destacando a importância da circularidade no ciclo de vida dos plásticos e os passos a dar com vista à transição para um mundo mais sustentável.

A conferência, de entrada gratuita, é promovida pelo Ativa-te!, projeto da Associação Cultural Festroia que tem o IPS como parceiro, no âmbito do programa “Preliminares Ativa-te!”, que vai animar o período entre 19 e 25 deste mês com um leque de atividades que inclui sessões de cinema na Herdade do Freixo do Meio (concelho de Montemor-o-Novo), no IPS e no Auditório Charlot, em Setúbal.

Entre o montado e o mar

O programa arranca no próximo sábado, pelas 20:30, com a iniciativa “Ativa-te! em Agroecologia”, a realizar no Montado do Freixo do Meio e que vai apresentar a curta-metragem ficcional “Coelho perdido”, de Bertrand Lissoir, e o documentário “Agroecologia em Cuba”, de Juan Pablo Lepore.

No domingo, a iniciativa prossegue naquela que foi uma das primeiras herdades portuguesas a converter-se à produção biológica, mas a partir das 17:00, com a exibição das curtas-metragens “Quando vem da terra”, de Kati Egely, e “Felicidade”, de Evgeniya Turkova, e de mais uma obra de Juan Pablo Lepore: a longa-metragem documental “O regresso ao campo”.

As sessões são de entrada gratuita e, no final, terá lugar uma conversa informal sobre os filmes. A partir de quarta-feira, as atividades concentram-se em Setúbal, com a iniciativa “Ativa-te! em Protecção dos Oceanos” a ter por palco o IPS, que vai acolher, além da palestra de Fionn Ferreira, a projeção de um documentário português e a prática de jogos de tabuleiro temáticos.

Após as 14:30, o Auditório Nobre do IPS recebe o documentário “The plastic hike”, com a presença de Carolina Semrau e Augusto Lima (realizadores) e do eco-ativista The Trash Traveler, nome pelo qual é conhecido o biólogo alemão Andreas Noe, que no Verão de 2020 levou a cabo uma recolha de lixo na costa portuguesa. A exibição dá-se, em simultâneo, no campus do Barreiro do IPS.

Na quinta-feira 24, igualmente pelas 14:30, o átrio da Escola Superior de Tecnologia do IPS conta com Carolina Semrau e Augusto Lima para dinamizar jogos de tabuleiro de cariz ambiental.

O programa encerra sexta-feira, dia 25, com a iniciativa “Ativa-te! em Rendimento Básico Incondicional”, cujo início está previsto para as 15:00 no Cinema Charlot, auditório que abre espaço à primeira projeção pública da versão integral da série “RBI: um caminho de liberdade”.

Uma vez que a sessão, de entrada gratuita, terá um total de quatro horas de duração, estão incluídos dois intervalos – cerca das 16:00 e cerca das 17:30 – com catering assegurado.

Hugo Almeida e Patrícia Matos, respetivamente realizador e apresentadora da série, e o eurodeputado Francisco Guerreiro (Grupo dos Verdes/ALE), que idealizou e produziu este conjunto de doze episódios documentais, estarão presentes para uma conversa com o público.

O projeto Ativa-te! é financiado em exclusivo pelo Programa Cidadãos Ativ@s/EEAGrants, fundo gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta