Faixa Atual

Título

Artista

Background

DGArtes: 18 projetos selecionados para programa de combate à discriminação

Escrito por em 16/03/2022

Dezoito projetos artísticos, a maioria da área metropolitana de Lisboa, vão receber apoio financeiro da Direção-Geral das Artes (DGArtes), no âmbito de um programa de promoção da interculturalidade e combate à discriminação.

O Programa de Apoio em Parceria – Interculturalidade tem uma dotação global de 350.000 euros e o projeto de decisão foi comunicado hoje aos autores das 18 candidaturas selecionadas. Segundo os dados divulgados pela DGArtes, dez dos 18 projetos são da área metropolitana de Lisboa, com um total de 160.000 euros, e os restantes são provenientes das regiões Norte (três projetos), Centro (três), Alentejo (um projeto) e Região Autónoma dos Açores (um).

Por áreas artísticas, serão contemplados sobretudo projetos de cruzamento disciplinar (10), seguindo-se sete projetos das artes performativas (teatro, dança e música) e um projeto de artes visuais.

A DGArtes indica ainda que do montante total disponível, 300.000 euros serão canalizados para a criação artística e os restantes 50.000 euros para programação. Este programa tem como objetivo apoiar projetos que contribuam “para o combate ao racismo, à discriminação étnico-racial, à xenofobia, ao anticiganismo ou a outras dinâmicas discriminatórias”.

A título de exemplo, os projetos devem envolver, entre outros, “portugueses ciganos, imigrantes e seus descendentes, e pessoas refugiadas, estimulando a sua participação no desenvolvimento de atividades em prol das comunidades”, sustenta a DGArtes.

O prazo de candidatura a este programa terminou a 16 de novembro de 2021. Os 18 projetos a apoiar têm de ser executados até 30 de junho de 2023. Este programa resulta de uma parceria entre a DGArtes e o Alto Comissariado para as Migrações.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta