Faixa Atual

Título

Artista

Background

“Entre as Palavras e os Silêncios” inaugurada em S. João da Madeira

Escrito por em 15/03/2022

Obras de Paula Rego e Lourdes Castro vão fazer parte da nova exposição “Entre as Palavras e os Silêncios” que é inaugurada na sexta-feira, no Centro de Arte Oliva, em São João da Madeira, no distrito de Aveiro.

Paula Rego, Ana Veira, Damien Hirst, Robert Combas, Lourdes Castro, Adriana Varejão, são apenas alguns dos 88 artistas nacionais e internacionais que integram a exposição “Entre as Palavras e os Silêncios”, que reúne cerca de 100 pinturas, desenhos e instalações.

“Entre as Palavras e os Silêncios”, a nova exposição da Coleção Norlinda e José Lima, “procura contextualizar a coleção sobre o tema do dualismo entre o discurso e o silêncio, colocando lado a lado, obras que convocam a narratividade e outras [obras] centradas no seu próprio fazer, materialidade e presença física”, explica a curadora Luísa Soares de Oliveira.

A exposição “Entre as Palavras e os Silêncios” esteve patente no Centro Cultural de Cascais entre 30 de setembro de 2021 e 6 de fevereiro de 2022, e vai agora ser adaptada ao espaço do Centro de Arte Oliva, integrando “novas obras recentemente incorporadas na coleção”.

A Coleção Norlinda e José Lima é uma das maiores coleções de arte do país, que tem aproximadamente 1.200 obras de arte, onde estão representados cerca de 250 artistas portugueses e 230 artistas internacionais.

A coleção foi iniciada em 1980 e abrange um período de quase 100 anos balizado entre 1926 e 2020, com a maior concentração na produção artística dos últimos 40 anos. O acervo em depósito no município de São João da Madeira desde 2008, está acessível ao público através de um programa regular de exposições no Centro de Arte Oliva. A exposição é inaugurada esta sexta-feira entre as 19:00 e as 21:00 e fica patente ao público até 30 de dezembro.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta