Faixa Atual

Título

Artista

Background

França cria fundo de apoio para artistas ucranianos

Escrito por em 13/03/2022

A França anunciou a criação de um fundo, com um milhão de euros, para apoiar e acolher artistas e profissionais da Cultura da Ucrânia, mas também estará aberto aos “artistas russos dissidentes”.

Em comunicado, o ministério da Cultura francês revelou que o fundo servirá para apoiar a criação artística, por via de bolsas de estudo, e a divulgação de espetáculos. Os artistas ucranianos poderão ser acolhidos em residências artísticas de três meses e haverá ainda 300 mil euros para que as escolas públicas francesas, em particular as escolas de artes, acolham alunos ucranianos.

No início de março, a ministra francesa da Cultura, Roselyne Bachelot, tinha avançado com a criação de um fundo de apoio, também de um milhão de euros, para “acompanhar as instituições culturais francesas que se organizam para permitir que artistas e profissionais da cultura continuem a trabalhar”.

A 3 de março a França suspendeu a realização, dentro e fora do país, de qualquer evento cultural associado a instituições oficiais russas ou artistas russos que sejam a favor da invasão da Ucrânia.

Os projetos de parceria entre instituições culturais russas e francesas, quer em França, quer na Rússia, estão “suspensas até novo aviso”. A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 564 mortos e mais de 982 feridos entre a população civil e provocou a fuga de cerca de 4,5 milhões de pessoas, entre as quais 2,5 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta