Faixa Atual

Título

Artista

Background

Concursos de apoio à criação artística da GDA abrem segunda

Escrito por em 13/03/2022

O programa de Apoio a Espetáculos de Teatro e Dança da Fundação GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas abre na segunda-feira, seguindo-se a abertura dos concursos de apoio à Edição Fonográfica de Interprete e a Curtas-Metragens, em abril.

De acordo com informação disponível no site da GDA, em 2022, aquela fundação “mantém o investimento na valorização e dignificação do trabalho e das carreiras dos artistas, através de concursos de apoio à criação e produção artística nas áreas da música, audiovisual, teatro e dança”.

A GDA destaca “o reforço dos meios disponibilizados” para os concursos de Apoio a Espetáculos de Teatro e Dança, à Edição Fonográfica de Intérprete e a Curtas-Metragens, que terão montantes disponíveis no valor de 300 mil, 350 mil e 200 mil euros, respetivamente.

As candidaturas ao concurso de Apoio a Espetáculos de Teatro e Dança decorrem entre segunda-feira e 8 e abril. No caso deste concurso, “o montante máximo de apoio a atribuir é de 4.500 euros para projetos que envolvam até dois artistas intérpretes em cena, e de 7.500 euros para projetos que envolvam mais de dois artistas intérpretes em cena”.

Os espetáculos apoiados terão de acontecer entre 9 de junho deste ano e 9 de junho de 2023. Já as candidaturas ao programa de Apoio à Edição Fonográfica de Intérprete estarão abertas entre 04 e 29 de abril e as referentes ao concurso de Apoio a Curtas-Metragens decorrem entre 25 de abril e 20 de maio.

No caso do concurso de Apoio à Edição Fonográfica de Intérprete, podem candidatar-se “atores, cantores, músicos, dançarinos e outras pessoas que representem, cantem, recitem, declamem, interpretem ou executem, por qualquer forma, obras literárias ou artísticas”.

Neste programa há “dois patamares financeiros de apoio máximo para as candidaturas: 3.500 euros para projetos que envolvam até três músicos, e 5.500 euros para projetos que envolvam mais de três músicos”.

As edições fonográficas apoiadas terão de ser executadas até 30 de dezembro de 2023. O concurso de Apoio à Circulação de Espetáculos mantém-se suspenso em 2022, “tendo em conta que o panorama no domínio de circulação de espetáculos continua a caracterizar-se pela incerteza e instabilidade”.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta