Faixa Atual

Título

Artista

Background

Universidade de Lisboa promove concertos solidários

Escrito por em 11/03/2022

A Universidade de Lisboa vai promover quatro concertos solidários de apoio à Ucrânia, a começar no próximo dia 17 de março, com uma “Antologia de Ópera” que terá lugar na Aula Magna.

“Comprometida com os valores europeus da Paz, da Democracia, do Estado de Direito, dos Direitos Humanos e da Liberdade, a Universidade de Lisboa expressa a sua solidariedade para com o povo ucraniano e promove uma série de quatro concertos de solidariedade”, lê-se na informação da instituição de ensino superior, hoje divulgada.

Todas as receitas angariadas nos concertos revertem na integra para a campanha “Cáritas Ajuda Ucrânia”, para reforçar a capacidade de resposta na Ucrânia, nos países fronteiriços e em Portugal.

O primeiro concerto estará a cargo dos Solistas e Orquestra da Ópera na Academia e na Cidade, com direção de José Ferreira Lobo, e apresenta obras de Mozart, Rossini e Otto Nicolai.

O segundo concerto, “Nem tudo é mentira ou a verdade das canções”, está marcado para dia 1 de abril, também na Aula Magna, e terá como artista principal o músico Laurent Filipe e, como seu convidado, o músico brasileiro Felipe Fontenelle, além de Mário Delgado, Rodrigo Gonçalves, Alexandre Frazão e Maximo Cavalli.

Segue-se, no dia 3 de abril e igualmente na Aula Magna, o concerto “Ritual de fogo”, pela Orquestra Académica da Universidade de Lisboa, que “ parte da aventura no desconhecido, enfrenta desafios e conflitos e chega ao fim numa transformação que nos leva ao ‘estado de graça’”, descrevem os organizadores. Serão interpretadas obras de compositores como Mendelssohn, Mussorgsky e Falla.

O ciclo de concertos termina no dia 5 de abril, com o “Concerto de Primavera”, um espetáculo na Igreja da Graça, interpretado pelo Coro da Universidade de Lisboa, com a participação do Coro de Câmara da Universidade de Lisboa, e direção dos maestros Eduardo Martins e Luís Almeida.

Este concerto de encerramento apresenta um programa coral de música sacra, com textos alusivos à comiseração humana, de diversos compositores, com especial enfoque no período romântico.
O primeiro e o último concerto são de entrada livre, com recolha de fundos a cargo da Cáritas Portuguesa.

Para os outros dois concertos, os bilhetes estão à venda na ticketline, a preços que andam entre os 10 e os 20 euros. Toda a receita angariada reverte para a campanha “Cáritas Ajuda Ucrânia”.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta