Faixa Atual

Título

Artista

Background

Periferias leva teatro e animação de rua a Sintra

Escrito por em 10/03/2022

Espetáculos de música, teatro, iniciativas de animação de rua e marionetas compõem o programa do 11.º festival Periferias, a decorrer no concelho de Sintra de 17 a 20 deste mês.

Iniciativa da associação cultural Chão de Oliva, o Festival de Artes Performativas Periferias regressa em 2022 com uma programação diversificada para todas as idades, que decorrerá em várias salas do concelho de Sintra ou em ruas da vila.

Celebrar diferentes culturas e continuar a valorizar e a apresentar as criações de regiões conotadas como “periféricas”, colocando em diálogo diferentes linguagens artísticas são, segundo o diretor artístico da Chão de Oliva, objetivos do certame.

O certame abre com um espetáculo musical da cantora ativista Karyna Goês, no dia 17, às 21:00, no Centro Cultural Olga Cadaval. No primeiro dia do festival destaque ainda para o espetáculo de teatro ao ar livre “Memórias”, da companhia brasileira Teatro da Recusa, que irá animar a rua da Estefânia, prometendo um regresso à época das máquinas fotográficas antigas. A representação regressa no dia seguinte.

“A visita”, pelo Teatro Invisível, subirá à cena, no dia 18, no auditório da Aldeia Santa Isabel, em Albarraque, e, no mesmo dia, o espetáculo de marionetas “Alfredo – o colecionador de borboletas”, estará na Sociedade Recreativa São João das Lampas.

Ainda no dia 18, Rogério Nuno Costa irá refletir sobre a condição humana e a arte, na Casa de Teatro de Sintra. “Aleksei ou a fé”, pelo teatro Ritual de Domingo, de Viseu, uma peça inspirada no romance “Os irmãos Karamázov”, de Dostoievski, em cena no auditório Acácio Barreiros, no Centro Cultural Olga Cadaval, e “Madame Cledá”, na rua da Estefânia, pela companhia Telba Carantoña, são outras propostas do Periferias.

“Chiquinho”, uma produção conjunta da companhia cabo-verdiana Fladu Flã e da Companhia de Teatro de Sintra, no dia 19, na Casa de Teatro de Sintra, consta também da programação. O grupo Cendrev – Marionetas de Évora, com o espetáculo “Bonecos de Santo Aleixo – Auto da Criação do Mundo”, é outra das companhias presentes no festival, apresentando-se, no dia 20, na Casa de Teatro de Sintra.

O festival contará ainda com uma performance de ‘clown’ de Tânia Safaneta, que, ao longo dos quatro dias, andará pelas carruagens de comboio da linha de Sintra a animar os passageiros. Haverá ainda uma feira do livro e uma exposição constam ainda das propostas do festival.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta