Miguel ‘homem dos 7 instrumentos’ Gizzas apresenta “Lugar para Dois”
Escrito por Daniela Azevedo em 24/02/2022
Na senda de encontrar novas formas de contar as suas histórias, Miguel Gizzas apresenta agora o seu novo cine-concerto, “Lugar para Dois”. Desta feita, e depois de cruzar literatura, música e cinema, o escritor e cantautor apresenta um cine-concerto ainda mais imersivo, onde podemos sentir a história do romance musical “Lugar para Dois” (finalista do Prémio Leya) através de sete artes em simultâneo, num “absoluto inédito mundial”.
Depois do sucesso da inauguração do Metropolitano de Lisboa, Daniel Stoffel, responsável financeiro do projeto, parece poder escolher o futuro que quiser. Porém, a morte da filha num acidente estúpido enche-o de uma culpa que de não se consegue libertar.
Desfeito o casamento, começa a afundar-se na bebida, até que um amigo lhe sugere que deixe Portugal, onde tudo aconteceu, e tente recomeçar a vida noutro lugar. Instala-se, então, num lugar recôndito de Moçambique, onde uma velha negra o ajuda nas tarefas domésticas e lhe leva jornais que o põem a par dos movimentos independentistas das Colónias e das mudanças por que a Metrópole vai passando.
Apesar da vontade de ficar sozinho, o frondoso embondeiro que o protege da curiosidade alheia tem uma frase riscada no tronco que parece traçar-lhe um destino diferente, insistindo na paternidade que lhe estava destinada. E, por mais que Daniel a renegue, é nesse caminho que poderá encontrar o próprio perdão.
“Belo, duro, mágico e ternurento” – com uma banda sonora “exclusiva” e um toque africano no colorido das palavras e das paisagens -, Lugar para Dois é um romance sobre a culpa, o amor e aquilo que ainda tem para dar quem julga que, afinal, já perdeu tudo.
Daniela Azevedo conversou com o autor antes do cine-concerto e com diversos espectadores após a ante-estreia de “Lugar Para Dois”, de Miguel Gizzas, na sala 2 do Cinema São Jorge, em Lisboa. Filipe Pedro filmou e editou.
PRÓXIMAS DATAS
11 de março – Lisboa – Cinema São Jorge
05 de maio – Grândola – Cine Granadeiro
14 de maio – Albufeira – Auditório Municipal
15 de maio – Lisboa – Cinema São Jorge
15 de junho – Lisboa – Cinema São Jorge
[dia a confirmar] julho – Lisboa – Cinema São Jorge
30 de julho – Anadia – Parque Curia
[dia a confirmar] agosto – Lisboa – Cinema São Jorge
[dia a confirmar] setembro – Lisboa – Cinema São Jorge
08 de setembro – Bragança – Teatro Municipal
[dia a confirmar] outubro – Lisboa – Cinema São Jorge
[dia a confirmar] novembro – Lisboa – Cinema São Jorge
[dia a confirmar] dezembro – Lisboa – Cinema São Jorge