Faixa Atual

Título

Artista

Background

Modernidade dialoga com Artur Loureiro em exposição do MNSR

Escrito por em 27/01/2022

O Museu Nacional de Soares dos Reis (MNSR), no Porto, inaugura na próxima quinta-feira a exposição “Seja Dia ou Seja Noite Pouco Importa”, em que as obras de Pedro Calapez e André Gomes dialogam com obras de Artur Loureiro.

A exposição temporária estará patente até 08 de maio e conta com curadoria e obras dos artistas, que serão expostas junto a pinturas do século XIX do naturalista Artur Loureiro, “fortemente representado na coleção do MNSR”, destaca o museu em nota de imprensa.

As pinturas de Pedro Calapez e fotografias de André Gomes que serão mostradas agora no Porto já foram apresentadas, em 2021, no Museu Berardo, em Lisboa, mas a contraposição com as pinturas de Artur Loureiro traz “uma narrativa única de paisagens e figuras”.

Esta exposição “surge como uma oportunidade de apresentar diferentes tempos artísticos que se conjugam mutuamente”, numa altura em que o MNSR “prepara a exposição de longa duração e reflete sobre o compromisso de uma maior proximidade entre o público e o Museu”.

Citado no comunicado, o diretor deste museu, António Ponte, destaca que o MNSR “se constrói dia a dia através das suas coleções, construindo novas narrativas, considerando diferentes públicos, e criando laços com os seus territórios patrimoniais”.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta