Anilupa cria plataforma com mais de 200 filmes feitos por crianças
Escrito por TunetRádio em 19/01/2022
O Centro Lúdico de Imagem Animada Anilupa, da Associação de Ludotecas do Porto, lançou hoje a Cinemateca Digital Anilupa, que disponibiliza mais de duas centenas de filmes animados, criados maioritariamente por crianças.
A plataforma tem por objetivo “expor um património de filmes que conta com mais de 200” títulos, produzidos no âmbito de “projetos educativos desenvolvidos em vários contextos”, destacou a equipa da Anilupa, durante a sessão de apresentação, que aconteceu hoje, em formato ‘online’.
“Uma grande percentagem” dos filmes criados com o apoio deste estúdio de animação criado há 31 anos “foi realizada por alunos do 1.º ciclo do ensino básico, seguindo-se jovens do 2.º e 3.º ciclos e, por último, jovens de projetos de apoio social”.
Com o intuito de garantir a “proteção dos dados dos realizadores, que são crianças, o acesso para disponibilização dos filmes está disponível apenas para instituições e coletividades educativas, sociais, culturais, com registo no ‘site’”.
É permitida, também, a criação de contas individuais, desde que esses registos estejam associados a alguma dessas instituições. O público geral tem acesso ao catálogo e aos ‘trailers’ dos filmes, bem como à obra em destaque na secção “Filme do mês”.
Para navegar melhor no espólio de 216 filmes disponíveis, foi desenvolvido um sistema de pesquisa com vários filtros, que inclui categorias, como filmes didáticos, experimentais ou de envolvimento da população, áreas disciplinares, faixas etárias a quem os filmes se adequem e as idades dos realizadores, o projeto no âmbito do qual o filme foi produzido, filmes premiados e a duração dos filmes.
Este projeto “pretende, em primeiro lugar, divulgar e valorizar o património artístico cinematográfico criado por várias faixas etárias”. O Centro Lúdico de Imagem Animada Anilupa existe há 31 anos com o intuito de “criar oportunidades a pessoas não profissionais de cinema, crianças, jovens e adultos, na realização de obras de animação”, aliando-se a vários projetos paralelos. A plataforma Cinemateca Digital Anilupa conta com o apoio do Fundo Municipal de Apoio ao Associativismo Portuense.