Faixa Atual

Título

Artista


OCP organiza “Back Session – Parto em Pessoa”

Escrito por em 12/01/2022

A Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP) organiza na quinta-feira, às 21:00, uma “Back Session – Parto em Pessoa”, na sua sede, na Rua Sofia Carvalho, em Algés.

Segundo comunicado da OCP, “‘Parto em Pessoa’ é uma experiência cujo propósito é recriar o Dia Triunfal – 8 de Março de 1914 -, a partir da carta de Fernando Pessoa [ao escritor] Adolfo Casais Monteiro (1935)”, naquela data, considerada irrepetível, em que aparecem, em Fernando Pessoa, os seus heterónimos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis.

“Ouvir-se-ão obras como ‘Guardador de Rebanhos’, ‘Chuva Oblíqua’, ‘Ode Triunfal’, entre outras, que serão declamadas por uma mesma voz com diferentes timbres, juntamente com imagens de Lisboa, melodias populares portuguesas, fragmentos inacabados (e acabados) de Mozart, improvisos de violino e projeção de vídeo, na tentativa de trazer ao público um sabor do processo de fragmentação de Pessoa nesse dia”, adianta a comunicação da orquestra.

Pedro Lopes será Bernardo Soares, o semi-heterónimo que sempre existiu em Pessoa e que, embora não sendo Pessoa, era “um amigo que lhe aparecia quando estava mais cansado”. Sobre o concerto, a OCP, dirigida pelo seu maestro titular e diretor artístico, Pedro Carneiro, afirma tratar-se de “um entrosamento entre a música, a luz e a palavra”.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta