Loretta Fahrenholz expõe pela primeira vez em Portugal

Escrito por em 19/04/2021

A artista visual alemã Loretta Fahrenholz expõe pela primeira vez em Portugal, inaugurando uma exposição de fotografia e vídeo esta semana no espaço Lumiar Cité, em Lisboa.

A exposição, que é inaugurada no sábado e tem por título “Circle Navel Nil”, consiste numa instalação de vídeo e fotografia de médio e grande formato, geograficamente produzida entre os Estados Unidos e Portugal.

De acordo com a galeria, “o vídeo, que mostra uma colagem de cenas de rua rodadas em diversos estados norte-americanos, é o cenário de fundo para uma série de fotografias captadas pela artista durante a sua residência artística em Lisboa no verão de 2020”.

O vídeo foi produzido para um concerto da artista e compositora norte-americana Kim Gordon, antiga baixista dos Sonic Youth, e as fotografias representam, ainda que de forma fragmentada, um grupo de mulheres jovens.

“O poder das fotografias de Fahrenholz reside na combinação de motivos semi-abstratos e de média e grande escala, reminiscentes do expressionismo”, refere a galeria. O título da exposição, que ficará patente até 27 de junho, remete ainda para um poema da artista dadaísta Elsa von Freytag-Loringhoven que, “à semelhança da pintura de vanguarda, explorou a fragmentação, a alteração da perspetiva e a dissolução corpórea nos seus textos”.

Loretta Fahrenholz, 40 anos e a viver em Berlim, formou-se na Academia de Artes Visuais em Leipzig em 2007, e assinou vários trabalhos em filme, entre os quais “Implosion” (2011) e “Ditch Plains” (2013). Expõe individualmente com regularidade desde 2015, conjugando suportes diferentes, em particular vídeo e fotografia. Já integrou mostras coletivas em Espanha, Alemanha e Estados Unidos.


Opnião dos Leitores

Leave a Reply


[Nenhuma estação de rádio na Base de dados]