Camões e OEI aprofundam cooperação

Escrito por em 19/04/2021

O instituto Camões e a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) reforçaram o “compromisso de cooperação” nos domínios da língua portuguesa e da promoção cultural, após a assinatura de uma adenda ao pacto estabelecido em 2015.

Num comunicado conjunto, as duas organizações assinalam que a OEI “tem como um dos seus principais objetivos a cooperação entre as línguas espanhola e portuguesa”, referindo que esta se comprometeu a “oferecer aos estudantes dos leitorados da responsabilidade do Camões” em países da região ibero-americana a “possibilidade de realizarem estágios nos seus escritórios”.

Estes estágios vão permitir aos estudantes “apoiar atividade de tradução espanhol-português-espanhol, com o objetivo de permitir que estes alunos aprofundem as suas competências linguísticas em contexto profissional”.

As duas organizações acrescentam que está também prevista uma “maior colaboração entre os escritórios nacionais da OEI e as embaixadas de Portugal nos países da Ibero-América”. “Estipula-se, assim, ‘a possibilidade de cedência mútua de espaços para o desenvolvimento de iniciativas de interesse comum e/ou em áreas prioritárias para ambas as organizações’, como a realização de eventos das embaixadas no domínio da promoção e divulgação da língua portuguesa e atividades culturais”, refere o comunicado enviado à comunicação social.

O instituto Camões e a OEI referem que esta cooperação se estende também a “iniciativas de comum interesse”, como a produção e difusão científica em língua portuguesa ou a próxima Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (CILPE2021)”.

O Camões é um instituto público, tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

Já a OEI apresenta-se como o primeiro organismo intergovernamental de cooperação multilateral, pretendendo promover a cooperação ibero-americana. Atualmente, a OEI conta com 23 Estados-membros, tendo escritórios em 18 países, assim como a sede da sua secretaria-geral, em Espanha.


Opnião dos Leitores

Leave a Reply


[Nenhuma estação de rádio na Base de dados]