Faixa Atual

Título

Artista

Background

Festival da UA quer figurar nos itinerários europeus

Escrito por em 16/04/2021

O “Campus Jazz – Festival de Jazz da Universidade de Aveiro” arranca no dia 30 de abril para afirmar a Universidade também nos itinerários de jazz na Europa, revelou hoje fonte académica.

Entre outros músicos de referência, participa no evento o saxofonista inglês Andy Sheppard, que atuará com a Orquestra de Jazz da Universidade de Aveiro (UA) e dirigirá uma ‘masterclass’.

“Um, dois… um, dois, três, quatro… Cinco minutos jazz” anuncia o genérico do programa mais antigo da rádio assinado por José Duarte, divulgador cujo acervo pessoal se encontra hoje na UA e constitui o primeiro de vários acervos nesta área depositados ou doados àquela universidade.

A vice-reitora para as “Políticas de Cultura e Vida”, Alexandra Queirós, explica o propósito do programa da iniciativa: “O ‘Campus Jazz – Festival de Jazz da Universidade de Aveiro’ pretende ser um evento que articula investigação, formação e divulgação do jazz”.

O evento, além de integrar um conjunto de concertos de nomes relevantes na área da música, como Andy Sheppard (na foto de capa) ou LAN Trio, do pianista Mário Laginha, “tem também como propósitos a divulgação e fruição do acervo documental e musical existente na UA, através de exposições e a disseminação da investigação sobre jazz na Universidade”.

O programa multifacetado, articulando formação, investigação, mediação e promoção do jazz, “abre-se à participação de diferentes públicos e acolhe toda a comunidade, com atividades previstas para várias cidades da região de Aveiro”.

O festival arranca no Dia Internacional do Jazz (30 de abril) e prolonga-se até 11 de setembro. A faceta pedagógica do programa traduz-se na ‘masterclass’ de Jazz/Improvisação, liderada por Andy Sheppard e dirigida à comunidade académica da UA, às escolas de Ensino Oficial e Profissional da região e à comunidade artística em geral.

Além de Andy Sheppard, outras referências do jazz participam no festival, como é o caso do trompetista vietnamita Cuong Vu, integrado no novo projeto do baterista Mário Costa, ou o duo Kintsugi, formado por Luís Figueiredo e João Mortágua.

“A ligação da Universidade de Aveiro ao Jazz iniciou-se em 2007 com a criação do Centro de Estudos de Jazz, acolhendo o acervo do divulgador de jazz José Duarte. Trata-se do único centro de estudos em Portugal dedicado ao jazz que tem gerado uma forte dinâmica, quer no quadro da investigação quer no ensino do Jazz desta Universidade”, explica ainda a vice-reitora.