Faixa Atual

Título

Artista

Background

Conferência debate responsabilidade social dos museus

Escrito por em 10/03/2021

Uma conferência internacional sobre museus e responsabilidade social, o seu contributo para o trabalho em rede, e a promoção da mobilização dos cidadãos num futuro pós-pandemia, vai decorrer online a 23 e 24 de março, em Lisboa.

O evento, que acontece no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, com debates, entrevistas e mesas-redondas, é organizado pelo Ministério da Cultura, através da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

A conferência “Museus e Responsabilidade Social – Participação, Redes e Parcerias” será aberta por uma intervenção do investigador e professor de Museologia na Universidade de Paris 3 – Sorbonne François Mairesse sobre “Museus e responsabilidade social: preparar o futuro pós-pandemia – tendências e desafios”, seguida de debate.

Participam ainda, além da diretora-Geral de Educação, Juventude, Desporto e Cultura da Comissão Europeia, Themis Christophidou, vários especialistas estrangeiros, como a diretora de estudos socioeconómicos e investigação do Departamento de Investigação e Coleções do Museu do Louvre, Anne Krebs, o presidente da Rede Europeia de Organizações de Museus, David Vuillaume, o diretor do berlinense Museu de História Natural, Johannes Vogel, a coordenadora de envolvimento comunitário e programas de aprendizagem do Museu Irlandês de Arte Moderna, Helen O’Donoghue, o diretor do Museu Nacional de Gales, David Anderson, e a presidente executiva do Museu das Nações Unidas, Molly Fannon, entre outros.

Entre os participantes nacionais contam-se nomes como o do comissário do Plano Nacional das Artes, Paulo Pires do Vale, do Gestor da Iniciativa PARTIS (Práticas Artísticas para a Inclusão Social), Hugo de Seabra, da presidente da Fundação Cupertino de Miranda, Maria Amélia Cupertino de Miranda, para além de muitos outros.

Os objetivos principais da conferência são sensibilizar para a importância da responsabilidade social dos museus, promover abordagens centradas na participação e na mobilização dos cidadãos, realçar os contributos dos museus para a transformação social e o trabalho em rede, contribuir para o debate de metodologias diversificadas de avaliação do impacto social dos museus, segundo o programa.

Museus e responsabilidade social em tempos de pós-pandemia, abordagens participativas, redes e parcerias colaborativas, territórios de proximidade e territórios globais, democracia cultural, medição do impacto social, estão entre os temas que serão abordados pelos participantes.

“Museus e Responsabilidade Social – Participação, Redes e Parcerias” é uma conferência de participação é gratuita e aberta a todos os cidadãos, mediante inscrição prévia online em http://conferencemuseumsandsocialresponsibility.dgpc.pt/.

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, preside à cerimónia de abertura, às 09:30, que contará também com a participação do diretor-geral do Património Cultural, Bernardo Alabaça, e a sessão de encerramento, no dia 24, às 12:30, será presidida pela secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira.

Esta conferência é a segunda iniciativa de um ciclo de três conferências do trio de presidências do Conselho da União Europeia (Alemanha, Portugal e Eslovénia) em torno de um tema comum da relação entre museus e responsabilidade social.

A primeira conferência realizou-se a 17 e 18 de setembro de 2020, no quadro da presidência alemã, e a terceira decorrerá dias 23 e 24 de setembro de 2021, já no âmbito da presidência eslovena.