Ensaio de António Pinto Ribeiro editado na Colômbia

Escrito por em 04/03/2021

O investigador António Pinto Ribeiro acaba de publicar o ensaio “Podemos Descolonizar os Museus?” na Colômbia, sobre um tema que tem sido debatido nos últimos anos e objeto de estudo do autor, fazendo parte do projeto Memoirs, da Universidade de Coimbra.

O ensaio, publicado na Colômbia pela Ediciones Vestigio, propõe uma releitura das coleções dos museus ocidentais, assim como uma revisão das narrativas da História da Arte, e resulta da pesquisa que Pinto Ribeiro tem vindo a aprofundar desde 2014 sobre a museografia dos acervos de pendor colonialista.

A primeira versão do texto foi apresentada em conferência no 8.º Encontro Ibero-americano de Museus, que se realizou em Lisboa, em 2014, e posteriormente publicada no livro “Geometrias da Memória: configurações pós-coloniais”, pela Afrontamento/Centro de Estudos Sociais – Memoirs.

O livro “Podemos Descolonizar los Museos?” é o primeiro da nova coleção Vestigio/ Cátedra Pessoa que a editora inicia, propondo a publicação de ensaios breves de autores, filósofos e pensadores da língua portuguesa, em edições limitadas e de baixo custo para que sejam acessíveis ao público.


Opnião dos Leitores

Leave a Reply


[Nenhuma estação de rádio na Base de dados]