Biografia de Beatriz Ângelo em coleção para os mais novos

Escrito por em 19/02/2021

A história da médica e sufragista Carolina Beatriz Ângelo é recordada num livro ilustrado para os mais novos, a editar este mês pela Imprensa Nacional Casa da Moeda.

“Carolina Beatriz Ângelo – Um pequeno grande gesto de coragem” foi escrito por Carla Maia de Almeida e ilustrado por Delfim Ruas, e está integrado na coleção “Grandes Vidas Portuguesas” daquela editora.

No livro é recordado o percurso pioneiro de Beatriz Ângelo na medicina e na defesa dos direitos das mulheres, entre finais do século XIX e início do século XX. Beatriz Ângelo foi a primeira cirurgiã portuguesa, especializada em ginecologia, fez parte da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas e foi a primeira mulher a votar nas eleições para o parlamento da 1.ª República, em 1911, “num gesto de coragem sem igual na sua época”, escreveu a autora.

Este é o segundo livro que Carla Maia de Almeida publica na coleção “Grandes Vidas Portuguesas”, juntando-se a “Ana de Castro Osório – A mulher que votou na literatura”. A coleção biográfica “Grandes Vidas Portuguesas” é uma parceria entre a Imprensa Nacional Casa da Moeda e a editora Pato Lógico, tendo já publicado livros sobre personalidades como Carmen Miranda, José Saramago, Humberto Delgado, Salgueiro Maia e o Soldado Milhões.


Opnião dos Leitores

Leave a Reply


[Nenhuma estação de rádio na Base de dados]