Carlão e Capitão Fausto no Teatro Aveirense em 2021
Escrito por TunetRádio em 31/12/2020
O Teatro Aveirense vai receber, nos dois primeiros meses de 2021, a Companhia Peeping Tom, Carlão, Companhia Nacional de Bailado, Três Tristes Tigres, Elmano Sancho, Capitão Fausto e Tiago Bettencourt.
Estes são os destaques da programação da principal sala de espetáculos de Aveiro para janeiro e fevereiro, hoje divulgada, que com vários nomes de referência da música, do teatro, e da dança, além de formação, através de residências artísticas e do serviço educativo.
O espetáculo “Timber”, é a proposta artística para 15 de janeiro, com coreografia do catalão Roberto Olivan e participação musical do Drumming Grupo de Percussão, concebida para a Companhia Instável.
A apresentação do espetáculo “Kind”, a 16 de fevereiro, pela companhia belga Peeping Tom, é o resultado de uma parceria como CCB e o Centro Cultural Vila Flor. Nesta criação, Gabriela Carrizo e Franck Chartier, diretores artísticos da Peeping Tom, abordam os fantasmas da infância, recorrendo a cinco bailarinos e uma mezzo-soprano.
A dança volta ao palco do Aveirense a 26 de fevereiro, com a Companhia Nacional de Bailado em duas duas peças históricas da dança contemporânea, ambas criadas na década de 1930: “Chronicle” de Martha Graham, e “A Mesa Verde”, de Kurt Jooss.
Na música, a programação começa com o habitual Concerto de Ano Novo, da Orquestra Filarmonia das Beiras, sob a direção do maestro António Vassalo Lourenço, marcado para o primeiro dia do ano, com uma seleção de valsas, polcas e marchas da família Strauss, assim como obras de Johannes Brahms, Edward Elgar, Astor Piazzolla e Leroy Anderson.
A 8 de janeiro atuam os Capitão Fausto, num concerto integrado nas Festas em Honra de São Gonçalinho 2021, enquanto os Três Tristes Tigres regressam a Aveiro para apresentar o seu novo álbum, “Mínima Luz” e o pianista Filipe Raposo, apresentará, por seu turno, o álbum “Øcre”.
Em fevereiro, o primeiro a subir ao palco será André Henriques, no dia 4, integrado no ciclo Novas Quintas, enquanto a 13 de fevereiro é a vez de Carlão atuar no Teatro Aveirense.
Numa parceria com a Arte no Tempo, a 20 de fevereiro a casa é ocupada com música erudita, com a visita do coletivo londrino Plus-Minus Ensemble e o mês termina com um concerto de Tiago Bettencourt, que virá à sala principal apresentar o álbum “2019 Rumo ao Eclipse”.
No teatro, o destaque vai para “Damas da Noite, Uma Farsa de Elmano Sancho” no dia 12 de fevereiro. No serviço educativo, está previsto um workshop no dia 16 de janeiro, orientado por Cátia Esteves e Liliana Oliveira, associado ao espetáculo “Timber”, e dia 31 é a vez de Marta Cerqueira apresentar o seu espetáculo sublinhar, dedicado às famílias.
No dia 7 de fevereiro está prevista a apresentação final dos trabalhos criados no âmbito do Laboratório de Criação Coreográfica, orientado pela Companhia Instável. Para a primeira infância está programada a peça “Balbucia”, do Animateatro, e a apresentação do projeto Relógio do Apocalipse, de Daniela Cardoso.
No Cinema é retomado o ciclo “Os Filmes das Nossas Terças”, com a projeção dos filmes “Antes que a Noite Venha: Falas de Antígona”, de Joaquim Pavão, “Fallen Angels – Anjos Caídos”, de Wong Kar Wai , Family Romance, LLC.”, de Werner Herzog, e “A Floresta”, de Roman Zhigalov.