Faixa Atual

Título

Artista

Background

Crítica de arte Lea Vergine morre aos 84 anos

Escrito por em 20/10/2020

A crítica de arte e curadora italiana Lea Vergine morreu hoje, aos 84 anos, vitima de covid-19, apenas um dia depois do marido, o artista e ‘designer’ Enzo Mari, relata a imprensa italiana.

Lea Vergine estava internada há vários dias no hospital de San Raffaele, em Milão, onde, na segunda-feira, morreu o ‘designer’, considerado um dos mais inovadores da segunda metade do século XX.

Nascida em Nápoles em 1936, a crítica de arte foi uma figura fundamental que, através de livros e exposições, abriu o caminho em Itália para as artes cénicas e para o olhar feminino, num ambiente predominantemente masculino.

Lea Vergine mudou-se de Nápoles para Milão no final dos anos 1970, altura em que, após anos de uma coabitação considerada “escandalosa”, ela e Enzo Mari decidiram casar-se. Conheceram-se na década de 1960, quando ambos eram casados.

Famosa pelo seu discurso agudo, elegância, ironia e declarações contundentes, a sua presença em exposições marcou 60 anos de história da arte em Itália. “A arte não é necessária. É supérflua. É algo de que precisamos para ser um pouco felizes ou menos infelizes. Constitui um refúgio, uma defesa. Neste sentido, é como uma benzodiazepina”, afirmou Lea Vergine, numa entrevista.