Faixa Atual

Título

Artista

Background

Enquanto a crise durar, Lika vai cantar [entrevista áudio]

Escrito por em 23/03/2020

Contra o vírus, cantar, cantar: Lika, cantora, guitarrista e compositora do Cazaquistão radicada em Portugal, está a transmitir todos os dias em direto, no seu canal do YouTube e nas redes sociais, pequenos concertos a partir das várias divisões da sua casa.

Com um álbum recém-lançado, “Back To ZerØ”, Lika quer com o movimento “Stay at Home with Lika”, tornar mais agradáveis as quarentenas voluntárias com as suas pequenas atuações ao vivo, mas em casa. Perante as circunstâncias atuais é importante manter a cultura viva, por isso, escolhe cantar músicas diferentes todas as noites, contou-nos.
 
 
O álbum de estreia de Lika, “Back To ZerØ”, foi masterizado no Golden Mastering, um dos melhores estúdios de Hollywood / Los Angeles, por onde passa muito do trabalho da cerimónia dos Óscares, por exemplo.
 
 
A sonoridade de Lika é uma fusão de groove, pop com influências de rock, jazz ou até do funk dos anos 70. A sua música é cantada principalmente em inglês e tem conquistado pessoas de todo o mundo, com milhares de ouvintes nos vários continentes. Um dos temas que nos destaca é ‘Portugal’, disponível mais abaixo.
 
 
Em setembro de 2015 decidiu que seria o momento para sair da sua zona de conforto e explorar novas sonoridades, latitudes e paixões. Numa casual viagem a Portugal (ao Cabo da Roca), conheceu músicos portugueses que a desafiaram a ficar em terras lusas e estudar música no Hot Club. A intenção inicial era ficar apenas alguns meses, mas rapidamente a paixão pela música passou a ser acompanhada pela paixão pelos jacarandás, por Lisboa e por Portugal. A inspiração para os arranjos passou a ser influenciada por diversas sonoridades a que chamou “Back To ZerØ”, como partilhou connosco.
 
 
Sob a hashtag #stayathomewithlika a cantora oferece, assim, a sua música a todos aqueles que estão em casa em prol do bem coletivo e com esperança que em breve o país e o resto do mundo voltem à normalidade.