Estreias de cinema da semana: 5 de março [áudio]
Escrito por Filipe Pedro em 05/03/2020
“Mosquito”, “Verdade Debaixo de Fogo”, “Para Sama”, “Histórias Que Fazem o Coração Crescer”, “Guns Akimbo”, “Antidepressivo Árabe”, “Woman – Mulher”, “O Bar Luva Dourada”, “Na Sombra do Medo”, “À Espreita do Mal”, “O Homem Invisível” e “Bora Lá” estreiam esta semana nas salas de cinema portuguesas.
Filme de abertura do festival de Roterdão, “Mosquito” é uma coprodução de França, Brasil e Moçambique, liderada pela Leopardo Filmes de Paulo Branco. A segunda longa de João Nuno Pinto inspira-se na figura do avô do realizador e conta com a participação de Filipe Duarte, João Lagarto e do fadista Camané. Aos 17 anos Zacarias sonhava com a glória nas trincheiras em França, onde soldados mostravam a bravura nos combates da Primeira Guerra Mundial. Para seu desgosto é enviado para Moçambique, de modo a proteger a então colónia portuguesa dos inimigos alemães.
“Verdade Debaixo de Fogo” é um filme biográfico de Todd Robinson que conta com nomes como William Hurt, Ed Harris e Samuel L. Jackson no elenco. Durante a guerra do Vietname, um paramédico da Força Aérea norte-americana voou em quase 300 missões de resgate para ajudar os seus companheiros de armas. Em abril de 1966, numa missão que resultou na sua morte, salvou a vida a mais de 60 homens.
Waad al-Kateab ficou em Alepo para lutar por uma Síria livre e, ao longo de cinco anos, documentou a violência que a cercava. Durante esse mesmo período, apaixonou-se, casou-se e teve uma filha. Uma épica jornada de horror e esperança, vivida e contada pela própria realizadora no documentário “Para Sama”. O filme recebeu o Bafta para melhor documentário e teve uma nomeação para o Óscar na mesma categoria.
“Histórias Que Fazem o Coração Crescer” foi o filme de abertura do 69.º Festival de Berlim. Com argumento e realização da dinamarquesa Lone Scherfig, é um drama sobre a força da generosidade. A tentar escapar à violência de um casamento, Clara chega a Nova Iorque com dois filhos pequenos e desesperada por encontrar um lugar onde passar a noite. O seu caminho cruza-se com uma enfermeira solitária e com um ex-presidiário que trabalha num restaurante.
“Guns Akimbo” é uma comédia de ação que tem no elenco Daniel Radcliffe. Miles está a atravessar um péssimo momento da sua vida com um emprego que detesta, um apartamento miserável onde se esconde do mundo e uma séria incapacidade de superar o fim de um relacionamento. Entretanto descobre que um grupo clandestino o selecionou para competir num jogo macabro onde desconhecidos têm de se defrontar pela vida. O evento é mostrado em direto através da internet para uma audiência de milhões de fanáticos.
“Antidepressivo Árabe” é uma comédia de Manele Labidi sobre a vontade de regressar às origens, confrontada com a necessidade de romper tabus e preconceitos. Depois de uma década a viver em Paris, a psicóloga Selma regressa à Tunísia natal com o intuito de abrir uma clínica. Mas o que parecia uma ideia brilhante depressa se vai revelar um enorme fracasso. Lidar com uma cultura e forma de estar completamente diferente daquela a que, entretanto, se habituou, vai-lhe parecer um desafio intransponível.
Após o sucesso do documentário “Humanos”, Yann Arthus-Bertrand junta-se a Anastasia Mikova e realiza “Woman – Mulher“. Durante dois anos e meio, os dois viajam por 50 países e entrevistam duas mil mulheres de diferentes idades, etnias e credos. O resultado é um filme sobre a importância da mulher em sociedades patriarcais.
Em semana do 40.º Fantasporto, estreiam nos cinemas portugueses quatro filmes de terror. “O Bar Luva Dourada” é uma comédia muito negra sobre misoginia, violência e abuso psicológico. Conta a história real do assassino em série Fritz Honka, que morreu em 1998. Na década de 1970 a polícia encontra partes de corpos de mulheres em vários locais de Hamburgo. Inquietos, os habitantes vivem momentos de apreensão e angústia e não sabem que o responsável é um frequentador assíduo do bar Luva Dourada.
“Na Sombra do Medo” é um thriller psicológico com Naomi Watts como protagonista. Nova Iorque, 1977. A escritora June Leigh sofre de fobias de tal modo opressivas que se tornou incapaz de sair do seu apartamento no Bronx. Isolada do resto do mundo, vai assistindo, através da janela, à sensação de insegurança da população após os crimes de um assassino em série procurado pela polícia.
Na mesma linha está “À Espreita do Mal”, um thriller realizado por Adam Randall que conta com a participação de Helen Hunt. Uma criança de dez anos desaparece durante um passeio de bicicleta. Esse acontecimento trágico traz à memória de todos um caso similar que aconteceu anos antes e que nunca chegou a ser resolvido. À frente da investigação está um detetive que vai deparar-se com a presença de algo sobrenatural dentro da sua própria casa, de algum modo ligado à mulher e ao filho adolescente.
Em “O Homem Invisível” Cecilia Kass vê-se aprisionada a um relacionamento disfuncional com um cientista brilhante, mas com comportamentos de sociopata. Apesar de todas as tentativas de terminar a relação, ela nunca conseguiu libertar-se. Um dia, contra todas as expectativas, ele suicida-se, deixando-lhe uma generosa herança.
Os mais novos podem ver “Bora Lá”, filme de animação produzido pelos estúdios Pixar e Disney. A morar nos subúrbios de uma grande cidade com a mãe, os jovens elfos Ian e Barley Lightfoot recebem uma notícia extraordinária. Antes de morrer o pai deixou-lhes um cajado mágico que, se bem utilizado, o fará regressar à vida por 24 horas. Desejosos por esse momento, os dois irmãos vão aprender a reavivar a magia contida nos seus corações.