Faixa Atual

Título

Artista

Background

“Tio Tomás” na competição de Clermont-Ferrand

Escrito por em 26/01/2020

O filme “Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias”, de Regina Pessoa, coprodução de França, Portugal e Canadá, faz parte da competição nacional do festival francês de Curtas Metragens Clermont-Ferrand, que abre no dia 31, segundo a sua programação.

Na competição internacional do festival está a curta-metragem portuguesa “Invisível Herói”, da realizadora luso-francesa Cristèle Alves Meira, presença já anunciada em dezembro. Extra-competição, será também apresentado o filme “Entre Sombras”, de Mónica Santos e Alice Eça Guimarães, anunciou a Agência de Curta-Metragem.

O filme será exibido no programa “European Short Film Audience Awards”, composto por vencedores de prémios do público de dez festivais europeus de cinema, como é o caso do Curtas Vila do Conde.

Desde a estreia, em junho do ano passado, na Croácia, “Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias” foi já distinguido no festival de cinema de Annecy, em França, com o prémio especial do júri, no festival Animamundi, no Brasil, nos Caminhos do Cinema Português, em Coimbra, e em Chicago, nos Estados Unidos.

O filme de Regina Pessoa é também um dos cinco nomeados para melhor curta-metragem nos prémios Annie, os chamados ‘Óscares’ do cinema de animação, atribuídos pela Associação Internacional de Cinema de Animação, que serão entregues hoje, em Hollywood.

“Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias” foi um dos candidatos finalistas à nomeação para os Óscares de melhor curta-metragem de animação. “Invisível Herói” foi selecionado para as edições de 2019 do IndieLisboa e do Festival de Cannes.

O Festival de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand decorre de 31 de janeiro a 8 de fevereiro. A imagem gráfica do festival é assinada pela ilustradora portuguesa Susa Monteiro, que fez parte do júri na edição do ano passado.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta