Faixa Atual

Título

Artista

Background

Novo disco de Filipe Sambado faz um “Revezo” à vida social

Escrito por em 23/01/2020

O músico português Filipe Sambado edita na sexta-feira “Revezo”, álbum no qual recorre à música tradicional para cantar sobre a ideia de casa, lar e família, enquanto compensação da vida laboral e social.

“O disco tem uma temática que lhe é mais ou menos transversal e fala bastante sobre a ideia de casa e de lar e de família, enquanto compensação para aquilo que é a vida no trabalho, socialmente, etc.”, disse Filipe Sambado a Joana Ramos Simões da agência de notícias Lusa, sobre “Revezo”, álbum que sucede a “Filipe Sambado & Os Acompanhantes de Luxo”, editado em 2018.

Quando chegou à fase dos arranjos, Filipe Sambado começou a pensar “de que forma é que a ideia de música tradicional poderia ajudar a elevar as canções do disco, jogando com as ideias de família e tradição”, e dessa maneira “criar alguma linguagem nova”, pelo menos para ele.

“Revezo” é composto por dez temas, dois dos quais já foram divulgados: “A Joia da Rotina” (single de apresentação do álbum) e “Gerbera Amarela do Sul” (tema com que Filipe Sambado concorre ao Festival da Canção deste ano).

De acordo com o músico, “com um cruzamento entre as duas já se pode perceber, mais ou menos, a aproximação do disco”. Em “Filipe Sambado & Os Acompanhantes de Luxo”, uma das temáticas abordadas era a expressão de género, que em “Revezo” se mantém apenas na forma como o músico se apresenta.

“De certa forma essa temática esteve no meu disco anterior, por necessidade de falar sobre ela, mas não é uma coisa que esteja muito ligada a este disco. A minha expressão visualmente pode continuar a aproximar-se disso, mas em termos de temática o disco não pega por aí, de todo”, afirmou, partilhando que agora se sente “mais calmo em relação a isso, mais tranquilo”.

Para Filipe Sambado, “esses desabafos já fizeram o seu efeito, já foram terapêuticos o suficiente para avançar noutro sentido também”. O músico já tem agendadas várias datas para a apresentação de “Revezo” ao vivo: 31 de janeiro, em Leiria (Texas Bar), 1 de fevereiro, em Águeda (Centro de Artes de Águeda), 7 de fevereiro, em Torres Vedras (Bang Avenue), 14 de fevereiro, no Porto (Hard Club), e 28 de fevereiro, em Vila Nova de Santo André.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta