Faixa Atual

Título

Artista

Background

Discos de fados dos anos 70 nas plataformas digitais

Escrito por em 21/01/2020

Compilações de fado da década de 1970 estão agora disponíveis em Apple Music, Spotify, Google Play e restantes serviços de streaming e download.

Filipe Pinto, o mestre de cerimónias que introduziu os grandes nomes do fado nas salas e casas de espetáculo portugueses, avisava a ansiedade expectante do público que o momento que antecedia a actuação era de silêncio. A voz a escutar-se era a do fado.

Desde as baladas nostálgicas de António dos Santos ao fado-canção do sedutor Carlos Ramos, desde o timbre virtuoso de Maria Teresa de Noronha à elegância poética de Teresa Silva Carvalho e entrementes a voz clara de Helena Tavares e a vivacidade de Maria do Espírito Santo.

Reunindo alguns dos grandes sucessos dos anos 60 e finais de 50, eis duas compilações que cruzam vozes e estilos não deixando esquecer algumas das edições e dos fados mais marcantes dessas décadas como ‘Amar’, de Teresa Silva Carvalho com poema de Florbela Espanca; ‘Rosa de Alfama’, composição do incontornável Frederico Valério interpretada por Helena Tavares; ou ‘Mas sou fadista’, obra da dupla Artur Ribeiro e Ferrer Trindade cantada por Carlos Ramos.

Editadas originalmente em vinil, “Fado em Quatro Estilos” (1974) e “Fado em 3 Tons” (1977) estão já nas plataformas digitais.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta