Faixa Atual

Título

Artista

Background

Norman McLaren em destaque no IndieJúnior Porto

Escrito por em 09/12/2019

O realizador escocês Norman McLaren, pioneiro no cinema de animação, estará em destaque no 4.º Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil IndieJúnior, que arranca a 28 de janeiro no Porto.

A programação deste ano do festival fica marcada pela temática da “Viagem”, da “descoberta de novos mundos”, e um dos autores a descobrir é Norman McLaren, escocês nascido há 105 anos, que viveu sobretudo no Canadá, onde fez grande parte do trabalho em cinema de animação e ajudou a formar novos realizadores.

“Uma das técnicas pela qual ficou consagrado foi a de fazer animação diretamente na película, onde riscava e desenhava as suas personagens e universos”, refere a organização.

De Norman McLaren, que este ano também foi homenageado no festival Monstra em Lisboa, serão exibidas sete curtas-metragens feitas entre 1948 e 1964. Para o quarto IndieJúnior, a rapper Beatriz Gosta, o diretor da Casa Manoel de Oliveira, António Preto, e a realizador Regina Pessoa, foram convidados a escolher filmes para a secção “O Meu Primeiro Filme”.

“Os três programadores selecionaram, respetivamente, ‘O Clube dos Poetas Mortos’, ‘E.T. O Extraterrestre’ e ‘Quimera do Ouro'”. O IndieJúnior decorrerá no Teatro Rivoli, Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Casa das Artes e Reitoria da Universidade do Porto até 2 de fevereiro.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta