Faixa Atual

Título

Artista

Background

Mariza dedica novo disco a Amália Rodrigues

Escrito por em 09/12/2019

A cantora Mariza anunciou que o seu novo disco, a editar no próximo ano, é uma homenagem a Amália Rodrigues (1920-1999), e será, inteiramente, preenchido por reportório amaliano.

As gravações do novo álbum começam no início do próximo ano, e decorrerão entre Lisboa e Rio de Janeiro, cidade onde Amália cantou e fez as primeiras gravações discográficas.

A produção estará a cargo de Jaques Morelenbaum, responsável também pelos arranjos e direção de orquestra. O músico brasileiro foi o produtor do disco triplo-platinado “Transparente” e acompanhou Mariza em vários espetáculos, nomeadamente no Royal Albert Hall, em Londres, e no concerto realizado nos jardins da Torre em Belém, em Lisboa, que deu origem ao CD “Concerto em Lisboa”.

Mariza, desde o seu primeiro álbum “Fado em Mim” (2001), em que gravou um poema de Amália, “Gente da Minha Terra”, tem gravado temas criados pela fadista, como “Maria Lisboa”, “Primavera”, ”Oiça lá ó Senhor Vinho”, “É ou não É”, “Há Palavras que nos Beijam” ou “Estranha Forma de Vida”.

Referindo-se ao próximo álbum, Mariza afirma: “Este é um disco que idealizava há já algum tempo. Amália está presente nas nossas vidas. É uma inspiração maior, não só para mim, mas para tantos artistas portugueses e ainda muitos outros internacionais, assim como para todos os portugueses. Como diria o grande António Variações: ‘Todos nós temos Amália na voz’. No ano em que completo duas décadas de carreira sinto que esta é a melhor forma de homenagear e agradecer todo o legado e inspiração que nos deixou”.

O novo trabalho de Mariza, previsto para 2020, sucederá ao disco homónimo que “se mantém há mais de 80 semanas no Top Nacional de vendas, que liderou várias semanas”, segundo a Warner Music.

O álbum “Mariza”, no qual gravou “Oração”, um poema de sua autoria, foi eleito o melhor disco de World Music da Europa pela revista britânica “Songlines” e contou com uma nomeação aos Grammys Latinos.

Mariza tem colecionado distinções e galardões um pouco por todo o mundo e foi recentemente distinguida com o título de Mestre da Música Mediterrânea, pela Universidade Berklee College of Music, de Boston, nos Estados Unidos.

Mariza recebeu já o Prémio BBC Radio 3, na categoria de Melhor Artista da Europa de World Music, o prémio da crítica alemã, Deutscheschalplatten Kritik (2003), assim como com o European Border Breakers Award (2004), o Prémio Amália Internacional (2005) e a Medalha de Vermeil, da Sociedade de Artes Ciências e Letras de França (2008).


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta