Faixa Atual

Título

Artista

Background

Novo volume da tradução da Bíblia chega às livrarias

Escrito por em 21/11/2019

Os “Livros Sapienciais” do “Antigo Testamento”, traduzidos da sua forma grega, por Frederico Lourenço, constituem o segundo tomo do 4.º volume da “Bíblia Grega” e chegam esta semana às livrarias, anunciou a Quetzal Editores.

Frederico Lourenço, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, propôs-se fazer uma nova tradução, diretamente do grego, dos textos da Bíblia, “Septuaginta” ou a “Bíblia dos Setenta”, projeto que começou a ser publicado em 2016.

Nesta edição, o “Livro de Salmos” “apresenta diversas originalidades, entre as quais se destacam os raramente lidos ‘Salmos de Salomão’, que, não obstante o seu contexto judaico, constituem o prólogo mais imediato ao ‘Novo Testamento’ que nos chegou da Antiguidade”, segundo a editora. Este tomo encerra com o “Livro de Provérbios”, um texto cuja “forma grega desafia ainda hoje a argúcia de filólogos e biblistas”.

A conclusão desta nova tradução da Bíblia está prevista para o próximo ano. A “Bíblia dos Setenta” foi escrita entre os séculos I e o VII depois de Cristo, contém todos os 27 livros do “Novo Testamento”, iguais em todas as Bíblias atuais e, no “Antigo Testamento”, tem todos os 46 livros da Bíblia católica e mais sete livros. No total são 80 livros, mais 14 do que as Bíblias protestantes e mais sete do que a tradução do atual cânone católico.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta