Faixa Atual

Título

Artista

Background

Nova edição de “Luuanda” de Luandino Vieira

Escrito por em 12/11/2019

A Editorial Caminho anunciou a reedição do livro de contos “Luuanda”, do escritor angolano Luandino Vieira, que em 2006 recusou o Prémio Camões.

“Luanda” foi originalmente editado em 1964, e faz parte das obras aconselhadas pelo Plano Nacional de Leitura. A publicação da obra, galardoada em 1964, em Luanda, com o Prémio D. Maria José Abrantes Mota Veiga, causou um forte clima de polémica e represálias por parte do regime autoritário de então.

“Luuanda”, em 1965, foi distinguido com o Prémio do Grande Prémio da Novelística, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Escritores, o que causou fortes críticas e a repressão das autoridades do Estado Novo.

Luandino Vieira é o pseudónimo literário de José Vieira Mateus da Graça, um dos sobreviventes do Campo de Detenção do Tarrafal, em Cabo Verde, de onde saiu em 1972, para um regime de residência vigiada em Lisboa. Nascido em Portugal há 84 anos, viveu a infância e a juventude em Luanda tendo-se naturalizado angolano em 1975. Foi um dos fundadores da União de Escritores Angolanos, da qual foi secretário-geral até 1980.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta