Faixa Atual

Título

Artista

Background

Lisboa acolhe a primeira exposição de Tonio Kröner

Escrito por em 07/11/2019

De 9 de novembro a 2 de fevereiro, o espaço expositivo Lumiar Cité, em Lisboa, apresenta a primeira exposição individual em Portugal da obra de Tonio Kröner (Alemanha, 1983), em que o artista evoca o programa televisivo “Os Marretas”, em cruzamento com a História da Arte recente.

A 25 de janeiro de 2020, pelas 17:00, o artista estará na galeria Lumiar Cité para uma conversa com o público sobre a exposição que recebeu o título “Ao descer a escada há um degrau p’ra me sentar (…)”.

Nas pinturas predominam diferentes tons de vermelho, que combinam com as paredes de tijolo do Lumiar Cité, e os tamanhos dos “originais” evocados são ligeiramente corrigidos para se ajustarem ao espaço. O título demasiado longo pode ser entendido como um leitmotiv para as negociações de Kröner sobre as estratégias expositivas, a pintura, a escultura e as questões do próprio interior.

A tradução do expressionismo gestual para uma arte conceptual (desajeitada) sugere um lugar intermédio, um espaço desconfortável como uma mesa no meio de um restaurante onde ninguém se quer sentar.

A equivoca falta de um fluxo livre de gestos e profundidades no expressionismo de Kröner permite-lhe contornar o problema da autenticidade, possibilitando que negoceie os seus termos relativamente a determinada época, quando o género masculino dominava a pintura de grande escala e o programa televisivo “Os Marretas”, aparentemente infantil, mas dedicado a adultos, era transmitido.

A testemunhar na galeria Lumiar Cité – Rua Tomás del Negro, 8A, 1750-105 Lisboa – de quarta a domingo, das 15:00 às 19:00 ou através de marcação.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta