Faixa Atual

Título

Artista

Background

Festival InShadow regressa a 12 de novembro

Escrito por em 05/11/2019

O InShadow – Lisbon ScreenDance Festival vai apresentar na 11.ª edição uma programação transdisciplinar com vídeo-dança, documentário, performance, instalações e exposições, entre 12 de novembro e 18 de dezembro, em Lisboa.

De acordo com a programação, da responsabilidade da Vo’Arte, também serão realizadas competições internacionais de vídeo-dança, animação e de documentário, além de oficinas, conversas e ‘masterclasses’ em vários espaços da capital.

Esta 11.ª edição acontece no Museu da Marioneta, Teatro do Bairro, Cinemateca Portuguesa, Cinemateca Júnior, Espaço Santa Catarina, Centro Cultural Mercês, Biblioteca de Marvila, Appleton Square, Cisterna Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Ler Devagar, Galeria Otoco e Fnac Chiado, com várias propostas e encontros entre o cinema, a dança e a tecnologia.

O festival começa no Museu da Marioneta nos dias 12 e 13 de novembro com a estreia absoluta de “Sombras”, uma performance de dança de Diletta Bindi e Sara Montalvão, para público escolar às 10:30, enquanto a 15 de novembro, às 21:00, dá-se a estreia para o público geral na Biblioteca de Marvila.

O foco desta edição vai para a “convergência entre a imagem e o corpo e processos de criação artística fundados na tecnologia”, segundo a organização.

O InShadow “explora atmosferas interdisciplinares pela reflexão sobre soluções estéticas e técnicas de representação do corpo no ecrã, no palco e noutros espaços de atuação”, acrescenta.

As competições internacionais de vídeo-dança e de documentário decorrem no Teatro do Bairro de 26 a 29 de novembro – às 21:00 e às 15:00, respetivamente -, com a exibição de mais de 50 filmes representativos do panorama atual do vídeo-dança mundial.

A 30 de novembro, ainda no Teatro do Bairro, o InShadow exibe uma sessão especial do vídeo-dança “Making Men”, de Antoine Panier e Harold George (na foto), e apresenta em estreia absoluta a performance “Se eu pudesse”, de Cecília Hudec e Rui Peixoto.

Nessa noite acontece a cerimónia de entrega de prémios da competição internacional e termina com a Festa InShadow.

Entre outros espetáculos, estará em palco “Tricotomia da Vaidade”, da Nova Companhia/João Telmo, com apresentações de 4 a 7 e de 11 a 14 de dezembro na Appleton Square.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta