Faixa Atual

Título

Artista

Background

Olhares pioneiros sobre a cinematografia feminina

Escrito por em 31/10/2019

O festival Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival regressa ao Cinema São Jorge para a sexta edição entre 30 de outubro e 3 de novembro. Conversámos com a diretora Sara David Lopes e com a produtora executiva Silvia Di Marco sobre as naturais dificuldades em organizar um evento desta dimensão com apoios limitados, o filme de abertura, a exposição, as conferências, os concertos e as possibilidades de um crescimento sustentado.

Muito se fala hoje em dia de igualdade de género. Pioneiro, o Olhares do Mediterrâneo teve a sua primeira edição em 2014 e é o primeiro festival internacional de cinema em Portugal dedicado exclusivamente à cinematografia feminina, com o propósito de dar particular visibilidade à presença das mulheres no panorama cinematográfico internacional.

Após cinco edições do festival no Cinema São Jorge, em Lisboa, cinco ciclos de cinema espanhol, quatro extensões fora de Lisboa, várias presenças no Shortcutz (Lisboa e Guimarães) e numerosas exibições dos filmes, muitas com debates, a organização acredita que Olhares do Mediterrâneo é “um evento consolidado no panorama cultural português”.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta