Faixa Atual

Título

Artista

Background

Escritas do Sul celebra língua portuguesa em Almodôvar

Escrito por em 16/10/2019

Espetáculos de música, dança, teatro e poesia, conferências, apresentações de livros, contos e exposições vão marcar o 3.º Escritas do Sul – Festival da Língua Portuguesa, entre sexta-feira e domingo, em Almodôvar, no Alentejo.

Segundo a promotora, a Câmara de Almodôvar, no distrito de Beja, o festival “celebra a língua portuguesa nas suas diversas expressões”, como a literatura e a música, através de iniciativas gratuitas em vários locais da vila.

A oferta de espetáculos musicais vai incluir concertos da Orquestra Clássica de Almodôvar, na quinta-feira, e da banda Lucky Duckies, na sexta-feira, às 21:30, no cineteatro municipal, o espetáculo “Música para bebés”, pela Orquestra Clássica de Almodôvar, no sábado, às 10:30, e o “Concerto dos Poetas”, da dupla Rui Santana & Filipe Pilar, no domingo, às 17:00, no fórum cultural.

Na quinta-feira, o fórum cultural vai ser o palco da sessão de abertura do festival, às 14:30, e de três conferências, a partir as 15:00, a primeira sobre “Grupos Étnicos e identidades na Idade do Ferro do Sul da Península Ibérica: Os textos clássicos e o registo arqueológico”, a segunda “Sobre as primeiras tentativas de interpretação da Escrita do Sudoeste (séculos XVIII e XIX)”, e a terceira sobre “Luís Figueira, de Almodôvar à Foz do Amazonas”.

Na sexta-feira, o festival vai incluir a apresentação do projeto de promoção do interculturalismo “Livres e Iguais”, com a participação do músico Carlão, às 10:00, no cineteatro municipal, e três sessões de contos infantis por Luzia Rosário, na biblioteca municipal, às 10:00, às 11:00 e às 14:30.

O espetáculo “Poesia 21”, da associação cultural Experiment’Arte, às 18:00, na biblioteca municipal, e “Almodôvar ao vivo”, com Rui Cardoso a desenhar, às 16:00, e a inauguração da escultura “Almodôvar com vida”, da autoria de Rui Pereira, às 17:30, no largo do fórum cultural, são as outras iniciativas previstas para sexta-feira.

No sábado, haverá um espetáculo de dança clássica, pelo Conservatório Regional do Baixo Alentejo, às 12:00, no cineteatro municipal, e uma visita guiada ao Museu da Escrita do Sudoeste animada pela companhia Viv’Arte, às 14:30.

Segue-se, ainda no sábado, a partir das 16:30, no fórum cultural, a apresentação do livro “Noélia Ataíde com Bonecas a contar histórias de vida”, a inauguração da exposição “O Alentejo em Almodôvar no feminino” com atuação do grupo coral As Mondadeiras de Santa Cruz, e, às 22:00, uma representação teatral sobre a Escrita do Sudoeste em Almodôvar, a cargo da Viv’Arte, no cineteatro municipal.

A apresentação do livro “Poemas de uma vida”, de Otília Ferreira Branco, que incluirá uma atuação da Tuna da Universidade Sénior de Almodôvar, às 16:00, e a inauguração da exposição “12 poetas, 12 poemas”, após o concerto da dupla Rui Santana & Filipe Pilar, no fórum cultural, são as iniciativas previstas para domingo.