Elegia a Joel Rodrigues, fundador do Curt’Arruda

Escrito por em 12/10/2019

«Joel Rodrigues, de 38 anos, músico (Bala Verde, Skeletitensminglesfines), fundador e diretor do Festival de Cinema de Arruda dos Vinhos – Curt’Arruda e da Associação dos Patudos do Vale Encantado morreu na tarde do dia 5 de outubro, em Arruda dos Vinhos, na sequência de um despiste do velocípede no qual seguia, o qual embateu contra uma árvore.»

Uma semana após a partida mais do que prematura do Joel ainda estamos atónitos com tudo o que sucedeu. Ainda custa acreditar que nunca o poderemos entrevistar sobre os seus múltiplos projetos musicais, sobre o Curt’Arruda ou mesmo sobre a dedicação aos “Patudos do Vale Encantado”.

Um velório de alguém, muito menos de um jovem, dificilmente será motivo de conforto. Mas foi precisamente esse o adjetivo – e, sobretudo, o sentimento – que este velório em particular nos transmitiu. O conforto de uma pessoa que viveu de uma forma preenchida e que espalhou boas vibrações em múltiplo sentidos e destinos.

Prova disso, as dezenas de mensagens, as pautas musicais, a viola e a guitarra, e os diversos emblema-bandeiras que cobriam o caixão. Esta imagem não se apagará facilmente por todos os que foram tocados por esta pessoa especial, que merece ser homenageada através da continuação do seu trabalho com os Patudos, com o Curt’Arruda ou com os projetos musicais.

Estes projetos tão importantes e válidos para Arruda dos Vinhos (e não só…) não podem ficar órfãos e sem rumo. Têm de ser acarinhados, apoiados e incentivados. Era isso que o Joel quereria. Que a sua obra e a nostalgia da sua partida prematura seja inspiração para que brote mais cultura, cinema, música e carinho pelos animais mais desprotegidos.

O Curt’Arruda realiza hoje uma sessão gratuita de homenagem ao Joel, exibindo os filmes que realizou e protagonizou, bem como um concerto dos Bala Verde, no Salão Nobre do Clube Recreativo Desportivo Arrudense, em Arruda dos Vinhos, pelas 21h30.

Alguns vídeos e trailers podem ser vistos no canal do YouTube do Joel.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta


[Nenhuma estação de rádio na Base de dados]