Faixa Atual

Título

Artista

Background

Foals lançam novo álbum a 18 de outubro

Escrito por em 08/10/2019

A ambição criativa dos Foals em “Everything Not Saved Will Be Lost – Part 1” resultou num álbum no qual temas líricos apocalípticos eram igualados pelo impacto da música. Emergiu como um candidato imediato a álbum do ano, com muitos elogiando-o como o melhor momento de uma carreira, consistentemente, aclamada pela crítica. Esse estatuto foi cimentado ainda mais, aquando da selecção para o Mercury Prize em agosto.

Agora, os Foals completam essa declaração artística com o lançamento de “Everything Not Saved Will Be Lost – Part 2”, a 18 de outubro. O álbum foi anunciado com a divulgação da faixa ‘Black Bull’, disponível mais abaixo, apresentada no Hottest Record in the World, de Annie Mac, na BBC Radio 1.

Enquanto a “Part 1” misturava as influências díspares dos Foals num vibrante caldeirão de sons, grande parte da “Part 2” fervilha com intensidade visceral. ‘The Runner’ e ‘Black Bull’ são ataques simplificados, com veementes investidas rítmicas que servem de base para riffs ainda maiores. É uma abordagem que também serve para ‘10,000 Feet’, à medida que esta transita de cenários sonoros de sonho para uma colisão pesada de pós-punk e psicodélica.

No entanto, a “Part 2” também ecoa a natureza eclética do capítulo de abertura. Os instrumentais cinematográficos ‘Red Desert’ e ‘Ikaria’ sublinham que ‘Everything Not Saved Will Be Lost’ é toda uma viagem e não apenas uma mera coleção de músicas, enquanto ‘Wash Off’ junta grooves tingidos de música do mundo com uma intensidade parecida ao punk.

À medida que a “Part 2” estende a exploração das preocupações contemporâneas do seu antecessor – a masculinidade tóxica em ‘Black Bull’, a dependência da tecnologia na humanidade presente em ‘Wash Off’ – o tom geral é definido por ‘The Runner’, que incide sobre a importância de lutar contra as probabilidades. Esse desafio transforma-se num território ternamente romântico com ‘Into The Surf’, antes dos 10 minutos de ‘Neptune’ – quase como que um réquiem e uma elegia – encerra o processo num estilo exploratório, mas emotivo.

Este álbum, tal como a ‘Part 1’, foi produzido pelos próprios Foals: Yannis Philippakis (vozes/guitarra), Jimmy Smith (guitarra), Jack Bevan (bateria) e Edwin Congreave (teclas), com Philippakis e Congreave a contribuírem com o baixo também.

‘Everything Not Saved Will Be Lost – Part 2’ será lançado nos formatos CD, digital e vinil. O álbum já se encontra disponível em pré-venda, nas várias plataformas digitais, contendo a nova faixa ‘Black Bull’ para download instantâneo (‘Instant Gratification).

Foto: Alex Knowles


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta