Idanha-a-Nova celebra o Dia Mundial da Música

Escrito por em 30/09/2019

Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da UNESCO no âmbito da Música desde 2015, vai celebrar, durante uma semana, o Dia Mundial da Música, com a iniciativa “A Música dos Dias”.

“No território de Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da Música da UNESCO, o Dia Mundial da Música terá direito a uma semana de celebrações, que decorrem entre os dias 1 a 6 de outubro”, explica, em comunicado, este município do distrito de Castelo Branco.

As comemorações começam na terça-feira, às 17:30, no Foyer do Centro Cultural Raiano que recebe “A música que fazemos?”, uma iniciativa em modo de conversa, com Joaquim Martins e Eduardo Lopes, músicos que estão na génese de distintos projetos musicais que tomaram forma em Idanha-a-Nova.

De terça-feira a sexta, a dimensão da música também vai ser explorada nas atividades de enriquecimento curricular do 1º ciclo das escolas do concelho de Idanha-a-Nova. O encontro “AgriCultura – Poesia e Música para Sementes”, decorre de sexta-feira a domingo na Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha, um evento que alia a música, à poesia, à agricultura e às sementes.

Integrado neste evento, decorre, na sexta-feira, às 16:00, uma performance de poesia e percussão por Adalberto Alves & Baltazar Molina na Sé-Catedral de Idanha-a-Velha que, a partir das 21:30, recebe um concerto de música celta e irlandesa dos Beltane.

No sábado, às 11:00 e às 15:00, Paula Varandas realiza ateliês para crianças e famílias no Posto de Turismo de Idanha-a-Velha, onde se combinam sons, cores, palavras e sementes.

Pelas 18:00, Sérgio Peixoto e Filipe Faria orientam um ‘workshop’ de voz na Sé-Catedral de Idanha-a-Velha, sendo que o programa termina, pelas 21:30, com o concerto do grupo Sete Lágrimas.

No domingo, a iniciativa “AgriCultura” terá um primeiro momento musical por Lina Gameiro e Tó Rascão (voz, adufe e viola beiroa), na Sé-Catedral de Idanha-a-Velha, às 11:00. Logo a seguir, Baltazar Molina encerra o evento “A Música dos Dias” com uma performance de percussão, a partir das 12:15.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta


[Nenhuma estação de rádio na Base de dados]