Faixa Atual

Título

Artista

Background

Fazunchar juntou 47 intervenções artísticas em Figueiró dos Vinhos

Escrito por em 11/09/2019

O FAZUNCHAR, que se apresentou pela primeira vez este ano, trouxe durante nove dias uma grande celebração das artes a Figueiró dos Vinhos. O resultado? Mais de 800 pessoas participaram diretamente nas atividades, mas o universo de visitantes é difícil de calcular pela maior parte dos eventos serem gratuitos e de acesso livre. Aos 16 artistas convidados juntaram-se à festa das artes pessoas de Figueiró dos Vinhos, Lisboa, Leiria, Porto, Tomar, Coimbra, Setúbal e de tantos outros pontos do país.

No fim das contas e em altura de balanço, o FAZUNCHAR despediu-se a 1 de setembro com a última visita guiada por Lara Seixo Rodrigues – curadora e coorganizadora do Festival, da Plataforma de Intervenção Artística MISTAKER MAKER – às 47 intervenções artísticas feitas em Figueiró dos Vinhos.

Das 47 obras realizadas no FAZUNCHAR, as peças dividem-se em oito murais (seis deles realizados por artistas convidados do Festival, outro pelo workshop Lata 65 e o último constituído por 12 das peças produzidas no workshop de arte urbana em ponto cruz), nove pinturas de montras e 30 cartazes (distribuídos por 18 localizações diferentes) com ilustrações que recuperam o imaginário do pintor José Malhoa.

Ainda sobre as intervenções artísticas, 85 litros de tinta plástica e acrílica foram usados, 6.500 parafusos e 7km de lã (estes dois últimos materiais referindo-se apenas à instalação de Aheneah, “Semear”).

Perto de 250 pessoas assistiram aos concertos ao vivo, de Noiserv e Homem em Catarse, e mais de 300 visitaram a exposição “Memória Fotográfica”, realizada com o espólio da figueiroense D. Margarida Herdade Lucas.

As visitas guiadas contaram com perto de 170 pessoas, dividas pelas várias sessões apresentadas por Lara Seixo Rodrigues e os workshops com 60 participantes entre o “Lata 65”, “Arte Urbana em Ponto Cruz” e “Quantas Contas ou Contas”.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta